O PROTÓTIPO DO SKODA OCTAVIA COMBI CELEBRA SEU 25º ANIVERSÁRIO

Em setembro de 1996, cinco anos e meio após unir-se ao Grupo Volkswagen, a Skoda Auto abriu em Mladá Boleslav uma das plantas de produção de veículos mais modernas da Europa na época. A produção em série da moderna primeira geração do Skoda Octavia marcou o início de uma nova era para o fabricante de veículos checo. O trabalho de desenvolvimento do modelo liftback, que na época se baseava em uma nova plataforma do Grupo Volkswagen, começou já em 1992. Dirigido por Dirk van Braeckel, a equipe de design usou tecnologia CAD para criar a carroceria de design moderno e atemporal.
No dia 10 de setembro de 1997, pouco mais de um ano após o início da produção da versão liftback, a Skoda apresentou um protótipo de design do Octavia Combi na 57ª edição do Salão de Frankfurt. O chamativo veículo roxo agora pertence à coleção do Museu da Skoda em Mladá Boleslav.
Menos de seis meses depois, em fevereiro de 1998, começou a produção em série do Octavia Combi. Durante o processo, a Skoda estabeleceu novos padrões na fabricação. Produzido naquela que na época era a maior planta de estamparia do fabricante checo, a parte lateral da carroceria era formada de uma só peça a partir de chapa embutida. O equipamento garantia uma precisão de um décimo de milímetro e o molde de estampagem necessário para a fabricação pesava 63 toneladas.
No mês de março seguinte, o Octavia Combi celebrou sua estreia mundial no Salão de Genebra 1998, e, dois meses mais tarde, os primeiros clientes receberam seus veículos. A distância entre eixos do modelo de 4.500 mm de comprimento era de 2.512 mm, a mesma que a da versão liftback, enquanto que a versão perua media 6 mm a mais no comprimento e 26 mm na altura. O Octavia Combi pesava entre 15 e 30 kg a mais, em função da configuração do veículo. A parte traseira, de elegante design, oferecia uma generosa capacidade de carga de 548 até 1.512 litros.
O atual best-seller do fabricante de veículos checo foi baseado no notável êxito do primeiro Octavia Combi da história da empresa. No dia 11 de setembro de 1960, a Skoda apresentou o veículo dotado de um chassi tubular central, um motor dianteiro montado longitudinalmente e tração traseira na Feira Internacional de Engenharia de Brno. A Skoda fabricou o modelo de 4.065 x 1.600 x 1.430 mm do verão europeu de 1961 até 1971.