OLYMP ARES: UM FUTURISTA SUV ELÉTRICO DA ÁUSTRIA QUE CHEGARÁ EM 2023

Não são apenas as marcas chinesas que estão inundando o farto mercado europeu com carros elétricos, mas entre os próprios fabricantes locais surge um novo concorrente. Chama-se Olymp e se trata de uma empresa com sede na Áustria que já anunciou oficialmente sua intenção de desembarcar no mercado dos modelos de zero emissões com uma oferta muito sugestiva. Tanto é que já revelaram um dos primeiros modelos que chegarão: trata-se do Olymp Ares.
Os criadores têm sua sede na Áustria e na Grécia, e não escondem suas intenções: apostam em estabelecer laços de cooperação com especialistas em motores elétricos e fabricantes de baterias da China, enquanto que para o design escolheram a Itália, sem especificar um estilista, e apontando a produção à Eslováquia. A start-up anunciou que o primeiro modelo que desembarcará na Europa chama-se Olymp Hermes, um comercial elétrico leve com um aspecto muito futurista que será apresentado no primeiro semestre de 2023.
O Olymp Ares, que aparece na imagem, é uma aposta maior, com um comprimento que atingirá os 4.800 mm vestido com linhas sensuais e puras, com grupos ópticos de LED que se integram em um painel preto brilhante que ocupa a frente transversalmente, prescindindo da grade e ventilação, com um teto de estilo flutuante que oferece uma imagem mais sofisticada e esportiva. O pessoal da Olymp aposta na tecnologia, com as maçanetas das portas embutidas nos painéis e com câmeras sustentadas em finos braços, substituindo os espelhos retrovisores convencionais.
A Olymp Cars, dirigida por Benjamin Hosenciuc, responsável máximo da empresa, anunciou que oferecerá uma autonomia máxima com uma só carga superior aos 600 quilômetros e que o preço de venda rondará os 40.000 euros. Muito competitivo se considerarmos essa autonomia e que equipará um sistema de recarga que necessitará de apenas 20 minutos para recuperar 80% da capacidade total.
Os futuros modelos elétricos serão projetados sobre uma plataforma escalável para carros elétricos chamada ‘Hephaestus’, uma arquitetura de um e dois motores elétricos de até 350 cv e diferentes níveis de bateria com autonomia entre 450 e 700 quilômetros. Com o objetivo de converter-se em um fabricante mundial, os nomes de seus modelos serão inspirados na mitologia grega, somando-se outros tão interessantes como o compacto Selene, uma perua conhecida como Hera e uma pick-up elétrica, a Artemis. A marca também confirmou que apostará nos modelos a hidrogênio, embora não tenha informado qual deles será propulsionado por esse combustível, nem tampouco quando será o lançamento comercial.