OPEL VIVARO-e HYDROGEN: ENTRANDO NO FUTURO BASEADO NO HIDROGÊNIO

O primeiro veículo comercial leve de hidrogênio de produção já está pronto. O primeiro Opel Vivaro-e HYDROGEN que saiu da linha de montagem começará a operar sem emissões na frota do fabricante alemão de eletrodomésticos premium Miele. Este veículo elétrico de célula de combustível da marca do raio desenvolverá seu trabalho na região do Reno-Meno. O CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz, e Marcus Lott, Head of Development, estiveram presentes na inauguração da linha de produção deste modelo de hidrogênio em Rüsselsheim.
“Com o novo Opel Vivaro-e HYDROGEN abrimos um novo capítulo em nossa ofensiva de mobilidade sustentável. Este inteligente conceito combina as vantagens da propulsão por célula de combustível de hidrogênio com a versatilidade e as aptidões de nosso veículo comercial leve mais vendido”, expõe Hochgeschurtz na sede da Opel em Rüsselsheim.
O Head of Development, Marcus Lott, acrescenta: “O novo Vivaro-e HYDROGEN cumpre perfeitamente as necessidades dos clientes que operam frotas. As vans de hidrogênio são a solução ideal para cobrir longos percursos com zero emissões, assim como para transportar grandes cargas sem perder tempo enquanto as baterias são carregadas. O Opel Vivaro-e HYDROGEN lidera a mobilidade de zero emissões para o futuro, especialmente para um uso comercial”.
Um conceito inteligente: zero emissões, grande autonomia e um rápido reabastecimento
O Vivaro-e HYDROGEN está baseado no atual Opel Vivaro-e 100% elétrico, premiado como ‘International Van of the Year 2021’. Com os tanques de hidrogênio cheios sua autonomia supera os 400 quilômetros (WLTP). A célula de combustível de 45 kW é capaz de gerar energia suficiente para uma condução contínua em autopista. Seu reabastecimento precisa de apenas três minutos para carregar hidrogênio, mais ou menos o mesmo tempo que se utiliza para reabastecer um veículo diesel ou a gasolina convencional.
A bateria de íons de lítio de 10.5 kWh proporciona um grande pico de potência quando é necessário, por exemplo, ao sair quando estacionado e nas acelerações. Como a bateria cobre as necessidades de energia nessas situações, a célula de combustível pode funcionar em condições ótimas. Graças à bateria também se aproveita a frenagem regenerativa, enquanto que sua condição de ‘plug-in’ também oferece a oportunidade de carregar a bateria externamente se for necessário, por exemplo, em um ponto de carga, proporcionando 50 km de autonomia 100% elétrica. O Vivaro-e HYDROGEN dispõe de um carregador trifásico de bordo (11 kW) e um cabo de carga modo 2 de série.
Graças a um conjunto mecânico inteligente, o Vivaro-e HYDROGEN não compromete o espaço de carga em comparação com as versões com motor a combustão, com até 5.3 e 6.1 m3 de volume de carga. O veículo comercial leve elétrico de célula de combustível está disponível em comprimentos M e L (4.95 e 5.30 metros) com até 1.000 Kg de carga útil.
Assim como seus irmãos 100% elétrico e de motor a combustão interna, o Vivaro-e HYDROGEN dispõe de uma variedade incomum de sistemas de assistência à condução para oferecer uma grande segurança. Seu equipamento inclui câmera de visão traseira panorâmica de 180 graus, alerta da presença de veículos nos pontos cegos e Park Pilot na parte dianteira e traseira.
O sistema de infotainment Multimídia Navi Pro funciona através de ordens vocais ou a partir da tela táctil a cores, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de navegação conta com mapas da Europa, guia dinâmico e TMC. Permite climatizar o habitáculo durante a carga através do ‘OpelConnect’ e programar os horários de carga a partir do aplicativo ‘myOpel’.
O novo Vivaro-e HYDROGEN se beneficia da experiência de mais de 20 anos no desenvolvimento de veículos de célula de combustível de hidrogênio na Opel e Stellantis. A produção recai na divisão de Veículos Especiais da Opel (OSV) em Rüsselsheim. Com o novo Vivaro-e HYDROGEN, a Opel continua sua ofensiva de eletrificação. Os clientes podem escolher na linha de veículos comerciais leves da Opel o tipo de propulsão que melhor se adapte às suas necessidades. O Vivaro-e HYDROGEN complementa as vans 100% elétricas Combo-e, Vivaro-e e Movano-e que já estão disponíveis sob pedido.
No mercado europeu se prevê a chegada do novo Vivaro-e HYDROGEN para o ano de 2024.