OPEL VIVARO-e: TRANSPORTE ELÉTRICO COM ATÉ 330 KM DE AUTONOMIA
O transporte de mercadorias está evoluindo e com isso os veículos comerciais. Começam a chegar ao segmento os primeiros modelos eletrificados, como o Ford Transit Custom Plug-in Hybrid, e os totalmente elétricos, como o novo Opel Vivaro-e, que acaba de ser chegar ao mercado. Trata-se da versão plug-in e sem emissões do furgão comercial da marca do raio.
O novo Vivaro elétrico chega ao mercado justamente quando o transporte de bens e serviços de mobilidade sem emissões estão se tornando uma necessidade em muitas áreas. Está disponível em três comprimento e com diferentes versões de carroceria, mas todos têm em comum o mesmo sistema de propulsão totalmente elétrico. Torna-se, desta forma, em uma alternativa ideal para a distribuição em núcleos urbanos, contando de todos os benefícios oferecidos.
Os clientes do Opel Vivaro-e poderão escolher entre duas baterias diferentes. A primeira tem uma capacidade de 75 kWh, o que lhe outorga uma autonomia de até 330 quilômetros, segundo dados do novo ciclo de homologação WLTP. Enquanto isso, a segunda opção é uma bateria de 50 kWh, que impulsiona o novo Opel Vivaro-e oferecendo 230 quilômetros de autonomia. As baterias contam com 18 e 27 módulos, respectivamente, e estão alojadas debaixo do espaço de carga sem comprometer seu uso. Além disso, oferece um sistema de frenagem regenerativa para aumentar a autonomia, especialmente na cidade.
Quanto ao motor que é impulsionado por estas baterias, trata-se da mesma unidade de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de torque que pode ser encontrado também o Corsa elétrico. A Opel permite que seu veículo comercial plug-in possa circular a uma velocidade máxima de até 130 km/h, enquanto que a bateria localizada sobre o chassi e debaixo da zona de carga, favorece um centro de gravidade mais baixo, de modo que aumenta a estabilidade e se reduz o efeito do vento lateral.
As opções de carga de sua bateria são variadas. O Vivaro-e pode ser recarregado em uma estação de carga padrão, em um sistema de carga rápida e inclusive com um cabo para uma tomada doméstica. De série inclui um carregador trifásico de 11 kW e um monofásico de 7.4 kW. Através de um ponto de carga público de 100 kW, a bateria recarrega até 80% em somente 30 minutos (45 minutos se for a bateria de 75 kWh). Por sua vez, a bateria está coberta por uma garantia de oito anos ou 160.000 quilômetros.
Para facilitar a disponibilidade de pontos de recarga e tornar mais simples o uso de um veículo comercial elétrico, a Opel conta com os aplicativos OpelConnect, myOpel e Free2Move Services (do Grupo PSA). Estes apps permitem o acesso a uma completa rede de pontos de recarga públicos, com más de 140.000 estações em toda a Europa.
Embora esteja equipado com um sistema de propulsão totalmente elétrico, os engenheiros da Opel não quiseram renunciar às capacidades de um veículo comercial como o Vivaro. Deste modo, está disponível em versões de Cabine Dupla, Plataforma e Furgão, com cargas úteis de até 1.275 kg e pesos brutos que vão desde os 2.800 até os 3.100 kg.
As três opções de carroceria oferecem um Vivaro-e com 4.6 metros (S), 4.95 metros (M) e 5.3 metros (L) de comprimento. Todas as versões têm uma altura de 1.90 metros e a capacidade de carga oscila entre 4.6 e 6.6 metros cúbicos, complementado pelo sistema FlexCargo do lado do passageiro dianteiro que permite aumentar estas cifras e introduzir objetos de maior comprimento no interior. Além disso, as duas portas laterais são automáticas e incluem um sistema ‘mãos livres’ que aciona o mecanismo com um movimento do pé na parte inferior.
Por último, o Opel Vivaro elétrico oferece todo tipo de sistemas de segurança, tecnologias e assistência à condução. Destaca-se o Head-Up Display (HUD), o assistente de manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de fadiga, controle de cruzeiro semi-adaptativo, alerta de colisão frontal e frenagem automática de emergência. É preciso somar ainda os sensores de estacionamento, o alerta de ângulo morto, a câmera de visão 180 graus e uma tela táctil de 7.0 polegadas com navegador, Apple CarPlay e Android Auto.
Já se admitem pedidos do novo Opel Vivaro-e 2020, um modelo do qual está previsto que as primeiras unidades sejam entregues a seus compradores no meio deste ano. A produção é realizada na mesma planta e na mesma linha que as versões com motores a diesel.