OS CARROS ELÉTRICOS DA RIVIAN INCORPORARÃO O AMAZON ALEXA

Uma das jovens marcas de carros que surgiram nestes últimos anos devido ao imparável aumento da mobilidade elétrica e que devemos seguir de perto é, sem dúvidas, a Rivian Automotive. Trata-se de uma empresa amplamente apoiada pela Amazon e pela Ford, e que está se posicionando como um dos mais claros rivais que a Tesla terá que enfrentar nos próximos anos.
A Rivian anunciou recentemente o início da produção do seu primeiro modelo, o R1T. Trata-se de uma pick-up que, em breve, estará acompanhada do R1S, um crossover de grande tamanho. Serão os dois modelos que comporão a linha inicial da marca americana. Agora, no âmbito do CES 2020 que acontece em Las Vegas, a Rivian confirmou um importante fato para os condutores amantes da tecnologia.
O fabricante destaca que os condutores de seus carros elétricos poderão beneficiar-se das vantagens oferecidas pelo assistente de voz da Amazon. Tudo isso sem a necessidade de dispor de um telefone móvel ou aplicativo. O Alexa estará integrado no hardware do veículo. O assistente virtual permitirá conduzir sem necessidade de retirar as mãos do volante ou de retirar o olhar da estrada, diversos sistemas do veículo.
Os condutores poderão pedir ao Alexa que, por exemplo, abra ou feche os vidros e/ou o porta-malas, controlar a climatização ou fazer diversas consultas de informação, seja para conhecer o estado do tráfego ou a previsão meteorológica. Também conhecerá de maneira remota o estado do interior do veículo através de uma câmera e mediante dispositivos como o Amazon Fire TV.
Teremos ainda todas as funções conhecidas do Amazon Alexa. Lembrando que este assistente de voz já é usado por outras marcas de carros como SEAT, Audi, BMW e MINI. Reproduzir música, obter certas instruções, fazer chamadas, controlar dispositivos domésticos inteligentes e acessar a dezenas de milhares de outras funções do Alexa.
A Rivian também confirmou que o Alexa estará integrado na frota de mais de 100.000 furgões de entrega que a Amazon encomendou. Estes veículos comerciais estarão operativos a partir do próximo ano de 2021 nos Estados Unidos. O objetivo do gigante da internet não é outro que tornar boa parte de sua frota de veículos em modelos totalmente elétricos.