OS MONOVOLUMES DA VOLKSWAGEN ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS NA EUROPA

São tempos de mudanças. Os monovolumes tradicionais vem tendo sua participação de mercado na Europa sendo cada vez mais reduzida em favor dos SUVs. Os compradores que tradicionalmente apostam neste tipo de veículos familiares preferem optar pelos Crossovers. Algo similar ao que ocorre com os sedans. É por isso que as marcas que têm em carteira um ou vários monovolumes devem adaptar-se aos novos tempos que correm. A Volkswagen é uma delas.
A Volkswagen se encontra em plena fase de estudo para analisar as possibilidades de retirar um ou vários de seus monovolumes do mercado europeu. Atualmente, na linha europeia da Volkswagen encontramos três monovolumes: Golf Sportsvan, Sharan e Touran. Todos eles são bem veteranos e ficaram muito antiquados. Chegou o momento de serem atualizados ou abandonados.
Arno Antlitz, Chefe de Finanças da Volkswagen, revelou que estão analisando se realmente necessitam ter três monovolumes na linha ou se com menos é suficiente: “Necessitamos ver se ainda precisamos contar com três monovolumes em nossa linha, com o Golf Sportsvan, Sharan e Touran”.
O Volkswagen Touran é de longe o mais vendido dos três. No entanto, suas vendas na Europa caíram 14%, mostrando 69.814 unidades durante os 11 primeiros meses de 2019. As ventas do Golf Sportsvan alcançaram os 40.215 emplacamentos, o que significa um retrocesso de 26% em relação ao mesmo período do exercício anterior. E em relação ao Sharan, o terceiro deles, suas vendas até novembro de 2019 contabilizaram 20.854 unidades vendidas, cerca de 1.7% a mais que em 2018.
Retirar um ou vários destes modelos permitirá à Volkswagen reduzir seus custos. O fabricante se propôs a aumentar sua margem de lucro em 6% ou mais até 2022. A reestruturação da linha é fundamental para atingir este objetivo.
O novo Volkswagen Viloran foi apresentado recentemente na China. Trata-se de um interessante monovolume com capacidade para até sete passageiros, carregado de equipamento tecnológico e com um design moderno. Em suma, um monovolume preparado para enfrentar os tempos atuais. O fato de que tenha sido apresentado no gigante asiático não é casual, já que a China será seu principal mercado.
Agora, não se sabe se o novo Volkswagen Viloran chegará à Europa. A verdade é que a Volkswagen não revelou de maneira oficial se este novo modelo será comercializado no Velho Continente. No entanto, é preciso ter em conta um aspecto fundamental. Acontece que boa parte do seu desenvolvimento foi realizado em território europeu. E vendo que tanto o Golf Sportsvan como o Sharan e o Touran estão com os dias contados, um movimento lógico para a Volkswagen seria retirar do mercado estes três modelos, e em seu lugar oferecer o Viloran.