OS NOVOS RANGE ROVER E RANGE ROVER SPORT VÃO PASSAR A TER VERSÕES HÍBRIDAS
- A marca britânica propriedade da Tata, revelou novos modelos híbridos para os mais recentes modelos da gama Range Rover.
- Informa a Land Rover que os novos modelos possuem “espetacular economia e impressionante performance”.
Os novos modelos serão apresentados no Salão de Frankfurt, mas alguns detalhes foram já revelados. Em primeiro lugar, o preço que deverá ficar nivelado com o do Range Rover 5.0 V8. Depois, a data de venda, que será já no dia 10 de Setembro, com as entregas a serem feitas nos primeiros meses de 2014.
Quanto à parte técnica, os Range Rover e Range Rover Hybrid combinam o bloco TDV6 diesel com um motor elétrico de 35 kW integrado na fantástica caixa de oito velocidades automática da ZF, conseguindo-se assim uma motorização com 340 CV e um binário de 700 Nm
O sistema híbrido, contando com o motor elétrico, as baterias de ions de lítio e toda o conjunto de cabos elétricos, adiciona menos de 120 kgs ao peso final, hoje bem inferior ao do passado graças à utilização do alumínio no chassis e na carroceria. Assim, o Range Rover fica com 2394 kgs e o Range Rover Sport com 2372 kgs, pelo que ambos apresentam a mesma performance e valores de consumo e emissões.
Concluindo, o Range Rover Sport é um pouco mais rápido, acelerando dos 0-100 km/h em 6,7 segundos, menos 0,2 segundos que o Range Rover, com uma velocidade máxima de 225 km/h contra os 218 km/h do modelo maior.
A Land Rover apresenta consumos de 15,6 km/l para ambos os modelos, com emissões de CO2 de apenas 169 gr/km, valores que configuram uma redução de 16% em relação a um Range Rover TDV6. Ambos possuem recuperação da energia dos freios para carregar as baterias e podem cumprir a uma velocidade máxima de 50 km/h, cerca de 2 quilômetros em modo totalmente elétrico.
Segundo a Land Rover, não há perda de capacidade no porta-malas e ambos estão disponíveis com estepe normal e a acomodação 5+2 do Range Rover Sport e os sete lugares no Range Rover.
“Estamos muito satisfeitos com a introdução destes novos modelos, pois eles são os primeiros verdadeiros 4x4 híbridos no mundo, com toda a tradição da Land Rover no que toca às capacidades fora de estrada”, referiu John Edwards, diretor global da Land Rover.
E para provar essas afirmações, a Land Rover vai levar a cabo uma expedição de 16 mil quilômetros, denominada “2013 Silk Trail” que seguirá estradas antigas através de 12 países, da França à Índia, passando por Polônia, Rússia e China, chegando a Mumbai, sede da Tata Motors, no meio de Outubro.