OS NOVOS SUVS QUE O GRUPO FCA VENDERÁ NOS ESTADOS UNIDOS SERÃO CHINESES
As vendas do Grupo FCA nos Estados Unidos seguem caindo, somente a Jeep segue de maneira consistente, mas o resto das marcas do grupo, incluídas as americanas Dodge e Chrysler, já levam um bom tempo na mesma tendência. O que se nota em suas linhas é que não só estão perdendo modelos, como os atuais não dispõem de um sucessor à vista, alguns deles nem sequer em desenvolvimento, como os Challenger e Charger da Dodge.
A própria linha de Chrysler se limita ao sedan 300C e ao Pacífica MPV, modelos que não só não estão presentes na maioria dos mercados globais, como em alguns dos poucos mercados de exportação que estavam presentes foram eliminados, como é o caso da África do Sul.
Resta dizer que isso se nota nos concessionários, e muito, por isso parece que diante da falta de novos produtos, a FCA decidiu buscar produtos fora, novos SUVs de origem chinesa. Dessa maneira, a rede de concessionários da FCA nesse mercado poderão ser o trampolim para o salto aos Estados Unidos do fabricante chinês GAC.
Apresentados oficialmente no Salão de Detroit 2017, o novo Trumpchi GS7 é a primeira aposta idealizada para esse mercado e como podemos ver nas imagens extraídas do escritório de patentes dos Estados Unidos, o desenho do GS7 já foi registrado em nome da Guangzhou Automobile Group Co, o nome completo da GAC.
Esta é a versão de 5 lugares do GS8 e seu acabamento não desmerece o de seus concorrentes ocidentais. E embora o estilo do modelo siga sendo um pouco arcaico, não dispõe de uma linguagem de desenho muito definida, mas pelo menos é um desenho original do fabricante chinês, com certa inspiração (e não cópia) de marcas tradicionais do mercado norte-americano.
De acordo com um dos responsáveis da GAC, Yu Jun, a empresa planeja utilizar a rede comercial existente da FCA nos EUA. Ambas as empresas já são sócias em uma joint-venture na China e o próprio Jun revelou que na ocasião não descartavam cooperações futuras com o grupo FCA, e não só em relação ao canal de vendas. Por enquanto, nenhuma das empresas confirmou o início dessa colaboração comercial, mas hoje a GAC ainda não conta com uma rede comercial nos Estados Unidos, nem anunciou nada a respeito nesses últimos meses, então muitos dão por certo o acordo e que os modelos da GAC serão distribuídos pelos concessionários da FCA.