OS PLANOS FUTUROS DA HYUNDAI: GRANDES SURPRESAS E NOVIDADES TECNOLÓGICAS
O Grupo Hyundai tem se destacado no mercado. Enquanto outros apostaram tudo nos veículos elétricos ou nos motores a combustão interna (ICE), a Hyundai, Genesis e KIA desenvolveram motores a diesel e gasolina, sistemas híbridos leves, sistemas totalmente híbridos, carros elétricos e híbridos plug-in.
Na semana passada a Hyundai Motor revelou seus planos futuros, e eles são bastante promissores.
Grande aposta na hibridação da Hyundai
O Grupo tem estado na vanguarda do mercado híbrido há anos com seu sistema híbrido, e agora a marca pretende aproveitar sua experiência para fortalecer ainda mais sua posição no mercado híbrido sob sua nova estratégia Hyundai Dynamic Capabilities, uma resposta flexível ao mercado.
Sob essa estratégia, a empresa ampliará a aplicação do seu sistema híbrido além dos automóveis compactos e médios, para veículos pequenos, grandes e de luxo, dobrando sua gama. Essa ampliação abrangerá não apenas os veículos Hyundai, mas também sua marca de luxo, Genesis, que oferecerá uma opção híbrida para todos os modelos, excluindo aqueles que sejam exclusivamente elétricos.
A empresa também anunciou que apresentará o sistema híbrido de próxima geração. Esta versão aprimorada do seu sistema híbrido conseguiu melhorar significativamente o desempenho e a eficiência de combustível em comparação com o sistema existente. Esse sistema será lançado em 2025.
Além disso, os futuros veículos híbridos estarão equipados com tecnologias como frenagem regenerativa inteligente e V2L, aumentando o valor do produto.
Hyundai prevê venda de mais híbridos e menos elétricos
A empresa prevê um aumento na demanda por híbridos, particularmente na América do Norte, onde planeja aumentar seu volume de veículos híbridos para 690.000 unidades até 2030. Adaptará sua expansão de vendas de híbridos para atender à demanda em cada região, incluindo Coreia e Europa.
Em resposta à recente desaceleração na demanda por veículos elétricos, a Hyundai Motor está desenvolvendo um novo EREV ou veículo elétrico de autonomia estendida. O novo EREV combinará as vantagens dos motores a combustão interna (ICE) e dos veículos elétricos.
O novo EREV também oferecerá uma maior competitividade em relação aos veículos elétricos através da otimização da capacidade da bateria e permitirá reabastecimento e carregamento sem estresse, além de oferecer uma autonomia de condução superior a 900 km quando totalmente carregado.
A Hyundai Motor planeja começar a produção em massa do novo EREV na América do Norte e China no final de 2026, e as vendas começarão em 2027.
A empresa tem como objetivo enfrentar a desaceleração dos veículos elétricos ampliando sua oferta híbrida e nova de EREV e aumentando gradualmente os modelos de veículos elétricos até 2030, quando se espera uma recuperação na demanda por veículos elétricos.
A Hyundai Motor pretende construir uma linha completa de veículos elétricos, desde veículos elétricos acessíveis até modelos de luxo e de alto desempenho, e lançar 21 modelos até 2030 para oferecer diversas opções aos consumidores.
Melhorias em carros elétricos, baterias mais baratas, mais densas e seguras
Com relação aos carros elétricos, a Hyundai Motor planeja acelerar o desenvolvimento de baterias de próxima geração, incluindo as de estado sólido.
A empresa também planeja aplicar a estrutura de bateria CTV (célula para veículo) otimizada. A estrutura CTV permite integrar a bateria e a carroceria do veículo, de modo que a empresa pode melhorar a integração e o desempenho da bateria e reduzir as peças para diminuir o peso em 10 por cento em comparação com o sistema CTP (célula para pacote) anterior.
Até 2030, a Hyundai Motor pretende não apenas utilizar as atuais baterias NCM (níquel-cobalto-manganês) e baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) de baixo custo, mas também desenvolver uma nova bateria NCM acessível.
Essa nova bateria básica será implementada primeiro em modelos de volume, e a empresa prevê uma melhoria de 20 por cento até 2030, através de melhorias contínuas na densidade de energia.
A Hyundai Motor desenvolveu uma estrutura de segurança do sistema de bateria que evita a transferência de calor entre as células. Além disso, a empresa está desenvolvendo uma tecnologia de resfriamento avançada que suprime o surgimento de chamas dentro da bateria e pretende aplicá-la a veículos produzidos em massa até 2026.
Investimento em software, experiência do usuário e HMI
A empresa também está construindo um sistema de informação e entretenimento de próxima geração e um ecossistema aberto para fornecer um ambiente de uso centrado no usuário. Para isso, a Hyundai Motor está introduzindo o Android Auto e desenvolvendo uma tela central de várias proporções de acordo com as preferências do cliente. Também está desenvolvendo seu próprio mercado de aplicativos para carros e um sistema operacional aberto baseado em Android, através de uma IA conversacional baseada em um modelo de linguagem supergrande.
Em termos de experiência do usuário, a Hyundai Motor está se concentrando em desenvolver seu Cockpit Digital, que contará com designs de interface/experiência de usuário (UX/UI) de próxima geração. Espera-se que esses designs melhorem a interface entre o veículo e seu usuário, tornando-a mais intuitiva e fácil de usar.
A partir do primeiro semestre de 2026, a Hyundai Motor aplicará sequencialmente o sistema de informação e entretenimento de próxima geração baseado no sistema operacional automotivo Android (AAOS) aos veículos produzidos em massa. No segundo semestre de 2026, a empresa planeja lançar um carro equipado com a arquitetura eletrônica HPVC atualmente em desenvolvimento. Isso implementará funções de inteligência artificial e condução autônoma mais rápidas e estáveis. As atualizações sem fio (OTA) criarão um círculo virtuoso de avanço de SDV baseado em dados com melhorias nos serviços conectados e melhorias nos serviços de mobilidade.