OS VEÍCULOS DOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA PODERÃO SER ELETRIFICADOS
Os veículos elétricos podem chegar dentro de pouco também aos serviços de emergência. No RETTmobil 2023, a principal feira europeia de resgate e mobilidade, foram apresentados alguns modelos ‘a bateria’ interessantes, que poderão ser vistos no mercado dentro de pouco tempo.
BMW
A BMW mostrou este ano ao público um total de quatro veículos e duas motocicletas. Como carro elétrico mais destacado, esteve o BMW iX1 como veículo de resgate, que conta com um design especial e sistemas de sinalização próprios dos serviços de emergência alemães. O veículo exposto era propulsionado por um motor que entrega uma potência de 230 kW (313 cv) e um torque máximo de 494 Nm.
Volkswagen e Audi
As marcas Volkswagen, Audi e Volkswagen Veículos Comerciais (VWN) exibiram este ano cinco veículos de resgate. Um dos que mais chamaram a atenção foi uma ambulância ID. Buzz. A Volkswagen mostrou também um veículo de emergência baseado no ID.4 e a Audi, um Q4 e-tron 45 quattro como veículo de emergência.
Em relação ao ID. Buzz, foi projetado de tal maneira que também pode cumprir tarefas especiais, como ônibus, furgão de carga e como veículo médicos de urgências com espaço para até três pessoas. Neste caso, o porta-malas se converte em um lugar de trabalho para os médicos e sua equipe.
Para conseguir isso, o fabricante de carrocerias Bösenberg desenvolveu um conceito modular, de modo que a integração completa do equipamento e de todos os componentes especiais requer apenas de modificações mínimas no veículo base. O sistema de sinalização especial também está integrado no conceito e funciona através de um sistema de baterias independente.
O Volkswagen ID.4 surgiu pela primeira vez como um veículo de comando de bombeiros. Tem uma potência de 150 kW (204 cv) e anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8.5 segundos, um torque de 310 Nm e uma velocidade máxima de 160 km/h. Chega rapidamente ao lugar de uma emergência com uma autonomia de até 530 quilômetros. O veículo está equipado com instalação de rádio, que pode ser manejado no formato mãos livres ou de forma manual.
Outra tecnologia com a qual todos os ID.4 na Alemanha estão equipados é o Car2X. Permite que o veículo troque informação sobre pontos perigosos locais com outros veículos e com a infraestrutura da rede de estradas.
Como veículo de comando, o ID.4 pode avisar diretamente outros veículos que se encontram próximos, o que pode reduzir o risco de acidentes, especialmente durante intervenções rápidas.