PAL-V LIBERTY: O PRIMEIRO CARRO VOADOR QUE ESTÁ À VENDA SERÁ APRESENTADO EM GENEBRA

Há exatamente um ano foram apresentadas as primeiras imagens e dados desse modelo (veja aqui), que passa a ser o primeiro carro voador que consegue ser comercializado. Embora nas últimas décadas houvesse dezenas de iniciativas e projetos nesse sentido, foi uma pequena e desconhecida empresa holandesa que conseguiu a proeza.
Embora já existam imagens do veículo, nessa edição 2018 do Salão de Genebra o modelo será apresentado ao vivo. E como a marca já havia anunciado o ano passado, as primeiras entregas acontecerão no final de 2018.
Não se sabe por enquanto se o modelo definitivo que estará em Genebra difere das imagens e das especificações divulgadas desse voador de dois lugares, assim como seu preço, que foi anunciado a partir de 499.000 euros para as primeiras unidades, que corresponderão a uma edição especial de lançamento denominada Liberty Pioneer Edition e da qual serão produzidas apenas 90 unidades.
O Liberty conta com dois motores Rotax, um deles para poder rodar nas estradas e o outro para mover a hélice superior. Uma vez em terra, a hélice pode ser dobrada em poucos minutos e a suspensão traseira abaixa, de maneira que se torna um veículo de três rodas. O motor destinado à estrada conta com uma potência em torno dos 100 cv e permite ao Liberty alcançar os 100 km/h em 9 segundos.
O motor que impulsiona a hélice entrega em torno de 200 cv e pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h durante o voo. Ambos os motores são de combustão e o modelo conta com uma autonomia de 1.314 quilômetros na estrada e por volta de 500 durante o voo.
Depois das primeiras 90 unidades chegarão mais versões desse estranho modelo aéreo-terrestre, e a primeira será uma versão mais esportiva que terá um preço bem mais baixo: 299.000 euros antes dos impostos.