PAL-V LIBERTY PIONEER: O PRIMEIRO CARRO VOADOR À VENDA NO MERCADO
Esta não é a primeira empresa que anuncia definitivamente o primeiro carro voador, e provavelmente não será a última, já que existem diversos projetos que prometem exatamente o mesmo. Desta vez, trata-se de uma empresa holandesa e o modelo é o PAL-V Liberty, um tipo de helicóptero capaz de voar como tal e que em terra é capaz de circular por vias públicas como um automóvel.
O modelo já está disponível para a venda e as primeiras entregas serão feitas no final do próximo ano de 2018, portanto, esse projeto parece ter todas as credenciais para tornar-se realmente o primeiro automóvel voador do mundo a ser comercializado.
Conta com uma hélice superior que pode ser dobrada para poder circular em terra e conta ainda com dois motores Rotax, um para mover as hélices e outro para mover-se na estrada. No modo de estrada, a suspensão traseira é rebaixada consideravelmente para aumentar a estabilidade.
Na estrada gera uma potencia por volta de 100 cv, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos, enquanto que para as hélices utiliza um motor de 200 cv, que lhe permite alcançar os 180 km/h no ar. A autonomia é de 1.314 quilômetros na estrada e de 500 no ar. Seu cockpit é capaz de acomodar duas pessoas.
A produção será realizada na Holanda e os preços partem de 499.000 euros antes dos impostos para o modelo base, denominado Liberty Pioneer, do qual serão fabricadas somente 90 unidades. Esse preço inclui algumas sessões de lição de voo, aquecimento elétrico e algumas opções de personalização.
É importante salientar que as lições de voo ministradas pela empresa ao se comprar o veículo, servem somente para aprender a manejá-lo, mas não habilitam o comprador a voar legalmente com o veículo. Portanto, quem quiser adquirir um PAL-V deverá primeiro obter sua licença de voo.
Depois da fabricação dessa primeira versão, a PAL-V começará a vender o modelo Liberty Sport. Este terá um preço inferior, 299.000 euros antes dos impostos, e é similar ao anterior, mas com um menor nível de personalização.