PATAK RODSTER: UM ACESSÍVEL CARRO ‘RETRO’ COM OPÇÃO ELÉTRICA
Para aqueles nostálgicos que desejam ver as quatro rodas de seu carro ‘nuas’ para se sentir ao volante de um verdadeiro clássico antigo, possuir um Lotus Seven ou qualquer um de seus equivalentes é um sonho.
Claro, um sonho que muitos veem afastado por uma questão de economia, já que os fabricantes britânicos que todos conhecemos - como Caterham e Morgan - oferecem seus exclusivos trabalhos a preços que não estão ao alcance de todos os bolsos.
Agora, um grupo de empreendedores da Eslováquia apresentou sua ideia para democratizar a condução ‘retro’. Chama-se Patak Rodster e, desde já, é um veículo único em todos os seus aspectos.
Por fora o Patak Rodster, como costuma ser habitual neste tipo de criação, não replica fielmente nenhum modelo específico, mas junta em seu perfil traços dos mais significativos da época em que se inspira.
Em seu caso concreto, com sua carroceria tubular alongada e arrematada em ponta na traseira, presta uma certa homenagem a todos aqueles esportivos do período entre as duas Guerras Mundiais como os Amilcar, Talbot e Delahaye.
Além das ultrafinas rodas de 19 polegadas, chamam a atenção outros detalhes típicos desta pretérita escola de estilo, como o reduzido para-brisa ou os faróis e retrovisores redondos. Por dentro, essa simplicidade se traduz em um habitáculo para duas pessoas onde o grande centro da atenção é o volante de quatro raios em madeira e cromo.
Mas, além de retro, o Rodster é contido em recatadas dimensões de 3.36 metros de comprimento por 1.39 de largura e 1.36 de altura, às quais devemos acrescentar um peso de apenas 450 kg que o torna, rigorosamente falando, em um quadriciclo leve.
Quadriciclo que mecanicamente conta com uma versão a combustão com 30 cv e duas elétricas de potência equivalente, cujas baterias oferecem entre 10 e 20 kWh de capacidade. A velocidade máxima de todas elas se situa entre 125 e 130 km/h, com acelerações de 0 a 50 km/h sempre abaixo dos 10 segundos.
O Patak Rodster será comercializado na Alemanha e na França, onde seus clientes já estão esperando cada uma das 300 unidades que serão fabricadas. E embora possa parecer o contrário, seus preços não chegam a superar em nenhum caso os 26.000 euros, sendo possível curtir um Rodster a gasolina a partir de apenas 16.900 euros.