PEUGEOT 208 RALLYE: A ESSÊNCIA DO 205 TURBO 16 GRUPO B ESTÁ DE VOLTA

O Peugeot 208 Rallye é uma curiosa criação independente realizada pela Garages-Hotz, um concessionário Peugeot e Citroën na Suíça. Será lançado como edição especial para comemorar o 40º aniversário do Peugeot 205 Turbo 16. Como podemos ver, trata-se do sucessor espiritual das populares versões Rallye legais para estrada dos míticos Peugeot 205 e 106.
Lembrando que, sob a direção de Jean Todt, os Peugeot 205 Turbo (T16) de rally foram um dos carros mais bem-sucedidos da última era do grupo B, vencendo os títulos de construtores e pilotos por equipe entre 1985 e 1986 ao volante de Timo Salonen e Juha Kankkunen. O Peugeot 208 Rallye herda apenas a estética daquele glorioso modelo, mas ainda assim encanta.
O Peugeot 208 Rallye se baseia no modelo prévio ao restyling que foi realizado recentemente pelo fabricante francês. Destaca-se por sua carroceria de cinco portas pintada na cor branco, na qual foram adicionados alguns adesivos e acessórios interessantes. O mais destacado são as rodas de aço de 16 polegadas acabadas em branco, combinando com o tom exterior.
Surgem também extensões de para-lamas da cor da carroceria, um adesivo Peugeot Talbot Sport no para-brisas, adesivos ‘Rallye’ e as letras ‘208 Rallye’ no pilar C. Para a iluminação, curiosamente optou-se pelos faróis halógenos, em uma tentativa de assemelhar ainda mais este 208 ao automóvel de rallys original. Para o interior, também existem alguns detalhes únicos.
Surge uma imitação de fibra de carbono no painel e nos painéis das portas, enquanto as letras vermelhas da Peugeot no volante contrastam com um estofamento de tecido cinza claro com costuras também em vermelho. A verdade é que, à primeira vista, poderia se imaginar que o 208 Rallye é o modelo esportivo com especificações de fábrica que faltava na linha desde o desaparecimento do GTi.
Infelizmente e, apesar do seu surpreendente atrativo visual, este modelo carece de melhorias de desempenho e chassi. Debaixo do capô encontra-se o motor PureTech de 3 cilindros e 1.2 litros de série. Desenvolve 100 cv e 205 Nm de torque máximo, que são enviados ao eixo dianteiro através de uma transmissão manual de 6 velocidades. Está disponível por 25.556 euros no site do concessionário.