PEUGEOT 404 DIESEL RECORD: UM MODELO QUE BATEU MUITOS RECORDES

O Peugeot 404 marcou toda uma geração dentro da história dos carros franceses. Fabricado entre 1960 e 1978, com uma produção de quase três milhões de unidades, o sedan do leão também estava disponível em carrocerias coupe, cabriolet, perua e, inclusive, uma versão comercial. No entanto, a versão menos conhecida foi a versão ‘Diesel Record’.
Como seu nome indica, este Peugeot 404 tão especial bateu muitos recordes nos anos 60 e se converteu em um dos carros diesel mais avançados tecnologicamente de sua época, mas também é especial por seu peculiar design.
Com a criação do 404 Diesel Record, a Peugeot pretendia demonstrar que os carros alimentados a diesel também podiam ser rápidos e não só baratos e confiáveis. Por isso, o fabricante francês recorreu ao encarroçador parisiense La Garenne para transformar um exemplar cabriolet em um estranho protótipo monolugar com um motor de 2.163 cm3.
Foi eliminado o banco do passageiro e esta parte da cabine foi coberta com um painel de carroceria, enquanto que o habitáculo teve seu tamanho reduzido e foi cercado por um para-brisa estreito para maximizar o desempenho aerodinâmico.
Além disso, os projetistas suprimiram muitos acessórios para reduzir o peso. O único opcional real era um receptor de rádio embutido no painel, onde o condutor podia ter contato direto com os boxes durante as corridas.
Uma vez terminado o desenvolvimento, a Peugeot levou o seu 404 ao circuito de Montlhéry. Ali, o estranho coupe de Sochaux rodou nada menos que 11.000 km em 72 horas a uma velocidade média de 161 km/h.
As únicas paradas nos boxes programadas (com uma média de 53 segundos) foram para reabastecer e para a troca de pilotos, que acontecia a cada três horas. Uma proeza para a época.
Durante esta incrível corrida, o Peugeot bateu 40 recordes, incluindo o de consumo de combustível de um carro de corridas diesel. O consumo médio foi de 8.3 km/l, uma cifra bastante interessante mesmo nesta época.
Para quem é entusiasta da marca, ou simplesmente alguém interessado nos recordes que cercam o mundo automobilístico, este estranho modelo ainda pode ser admirado no Museu da Aventura Peugeot de Sochaux.