PININFARINA PURA VISION CONCEPT: ADIANTANDO UM ELEGANTE SUV ELÉTRICO
A Automobili Pininfarina revelou um novo protótipo elétrico, de elegante design, denominado Pura Vision Concept, do qual se afirma que inaugurará uma “nova era, pioneira do luxo elétrico”.
Descrito como um Veículo Utilitário de Luxo Elétrico (e-LUV), fazendo um jogo de palavras com a evolução do termo SUV, o Pura Vision inspirará a próxima geração de veículos de luxo puramente elétricos da Automobili Pininfarina.
O concept será apresentado ao grande público na Monterey Car Week (entre 17 e 20 de agosto), onde aparecerá junto ao Battista Edizione Nino Farina e a outro novo veículo da marca.
E embora possa não se perceber muito bem nas imagens, o Pura Vision é um carro bem grande, que mede 5.215 mm de comprimento, 2.147 mm de largura e 1.641 mm de altura.
O concept mescla proporções clássicas e detalhes requintados, com seu capô baixo e os para-lamas altos inspirados no icônico Cisitalia de 1947, o primeiro veículo que passou a fazer parte da coleção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de New York.
“Muito mais importante que um simples concept que adianta um futuro veículo, o Pura Vision apresenta uma filosofia de design nítida e moderna inspirada na rica herança da Pininfarina e que define uma receita inconfundível para uma nova série de elegantes carros de luxo”, disse Paolo Dellach, CEO da Automobili Pininfarina
A partir do exterior, destaca-se sua estreita superfície envidraçada, as portas de abertura tripla (sem pilar central), os faróis ocultos e as formas estilizadas das luzes de condução diurna e as lanternas.
A carroceria está pintada na cor Bianco Sestriere Gloss, em contraste com elementos de fibra de carbono exposta e o teto flutuante em preto brilhante. Como complemento, surgem curtas saliências e rodas de liga leve de 23 polegadas em preto fosco.
O chamativo protótipo da Automobili Pininfarina também apresenta um inovador teto panorâmico, com uma seção central fixa iluminada por um anel de luzes LED, e que conecta o para-brisa com a tampa traseira.
Também tem sua importância o funcionamento das portas do tipo ‘Lounge’, que dão acesso a um habitáculo de 2 2 lugares, com um triplo movimento: as dianteiras se abrem de forma convencional, as traseiras de maneira invertida e a zona envidraçada torna-se vertical. Unido à ausência de pilares, o acesso torna-se amplo e simples.
Com tudo isso, forma-se um interior luminoso e acolhedor, com um piso plano, bancos ‘flutuantes’, um painel e um console central de desenho limpo. Na verdade, a tela do sistema multimídia pode ser elevada quando for necessário, enquanto o condutor desfruta de uma instrumentação digital e um Head-up display configurável.
Para os ocupantes, o equipamento de som integra alto-falantes nos apoios de cabeça, oferecendo zonas de som individuais, e tampouco faltam materiais da melhor qualidade.
Agora, a Pininfarina não anunciou nenhum detalhe sobre o sistema de propulsão elétrico que move o protótipo, mas anunciou que o modelo de produção que derivará deste concept será projetado na Itália e contará com tecnologia desenvolvida no Digital Innovation Hub da empresa na Alemanha.