PIRELLI AGORA É DOS CHINESES
- A ChemChina pagou 7,1 bilhões de euros pelo fabricante italiano de pneus e passa a ser o seu maior acionista. A sede continuará sendo na Itália.
A Pirelli, o quinto maior fabricante de pneus do mundo, foi comprada pela China National Chemical Corp (ChemChina), por 7,1 bilhões de euros. Os chineses pagarão 15 euros por cada uma das ações do fabricante italiano de pneus compradas da Cam Finanziaria (parceiro da ChemChina) – que detinha 26,2% das ações da empresa.
A ChemChina decidiu que manterá os escritórios da marca em Milão, Itália. Contudo, o departamento de pneus para caminhões/veículos industriais será absorvido pela Aeolus, o maior fabricante chinês de pneus da atualidade e pertencente à ChemChina.
O negócio permite que os chineses tenham acesso a tecnologia de pneus premium. Do lado da Pirelli, a aquisição poderá ajudar a uma maior implementação da marca no mercado chinês.
A Pirelli anunciou lucros de 838 milhões de euros em 2014, o equivalente a um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior.