POR NÃO CUMPRIR COM A NORMA EURO 6D O LADA 4X4 DESPEDE-SE DA EUROPA

Embora seja um veículo de carga com mais de 40 anos sobre suas costas, o Lada Niva, ou Lada 4x4, como foi batizado nos últimos anos, havia conseguido sobreviver às duras exigências que significa sua permanência em um mercado como o europeu.
No entanto, as mais recentes modificações nas normas de emissões parecem ter sido muita coisa para o veterano todo-terreno russo e a AvtoVAZ decidiu cessar sua comercialização no velho continente. Com a entrada em vigor da norma Euro 6d de emissões, o Lada 4x4 já não será capaz de cumprir com os requisitos, então, o incombustível todo-terreno finalmente se despedirá saindo pela porta dos fundos.
No último mês de dezembro o ‘Niva’ havia recebido sua última atualização, uma renovação que incluiu mudanças exteriores, especificamente na parte frontal, que nas versões mais equipadas incluiu faróis antineblina integrados no para-choque.
O interior também recebeu algumas melhorias interessantes, já que recebeu um painel de novo desenho e uma instrumentação renovada que incorporou uma tela LCD, comandos do climatizador renovados, além de uma série de melhorias na dotação.
O que não havia sido atualizado, entretanto, tinha sido a mecânica, que recebeu pouquíssimas mudanças ao longo de suas 4 décadas de existência. O Lada 4x4 está equipado com um motor de 1.7 litros, um bloco de 4 cilindros naturalmente aspirado que desenvolve 84 cv de potência, mas que não consegue superar as novas normas de emissões de CO2 que se encontram em vigor na Europa.
A AvtoVAZ vem experimentando um possível sucessor para o Niva. Lembrando que a marca russa apresentou no Salão de Moscou 2018 o Lada 4x4 Vision Concept, um trabalho conceitual inspirado no icônico modelo, que antecipava as linhas de um possível sucessor do todo-terreno.
O protótipo contava com o típico perfil do Niva, embora com um design renovado, em linha com os mais recentes lançamentos da marca russa. No entanto, o projeto parece não ter avançado e por enquanto o fabricante não fala de um possível sucessor para este veterano modelo.
Embora o Lada 4x4 já não seja vendido na Europa Ocidental, continuará em produção na Rússia e seguramente ainda lhe aguardam alguns bons anos de vida pela frente.