PORSCHE 917 K DE 1970 QUE PARTICIPOU DAS 24 HORAS DE LE MANS SERÁ LEILOADO EM MONTEREY

Um Porsche 917 K de 1970 será leiloado nos dias 13 e 14 de agosto em um evento organizado pela casa RM Sotheby’s em Monterey (Califórnia, EUA). O veículo é um dos 917 K que participou nas 24 Horas de Le Mans desse mesmo ano.
O chassi 026 é um dos três Porsche 917 que a equipe JW Automotive Engineering/Gulf Racing levou a Le Mans em 1970. Diferencia-se dos outros dois modelos pela forma de sua decoração, já que todo o teto está pintado na cor laranja até a linha de cintura, em lugar de incluir apenas uma faixa central dessa cor como os outros carros. Exibia o número 22 e era pilotado por David Hobbs e o tricampeão do mundo de motociclismo, Mike Hailwood.
Durante a corrida, o chassi 026 lutou contra a chuva até completar 49 voltas e situar-se momentaneamente na terceira posição. No entanto, na volta 50, Hailwood sofreu um acidente e o carro foi retirado da prova. Depois de Le Mans, a Porsche reparou o chassi e foi rebatizado como 031. Recebeu uma conversão a 917 Spyder com uma carroceria aberta para competir no Campeonato Europeu Inter Série de 1972 para carros do Grupo 7.
Com o piloto privado Ernst Kraus no comando, o 917 K reconvertido em 917 Spyder estreou nos 300 km Goodyear PokalRennen de Nürburgring. Após competir toda a temporada com Kraus, o carro foi adquirido por Georg Loos e sua equipe Gelo Racing para seguir competindo no campeonato durante a temporada de 1973. Um ano mais tarde, foi aposentado oficialmente e acrescentado à prestigiosa Coleção Chandon, onde permaneceu até 1988. Passou pelas mãos do colecionador Mike Amalfitano antes de pousar em seu atual proprietário.
Na última década, o Porsche 917 K de 1970 que será leiloado em Monterey neste final de semana foi submetido a uma completa restauração, sendo devolvido ao seu estado original e às especificações de Le Mans com a prestigiosa decoração Gulf. A casa de leilões destaca que a restauração foi realizada sem ter em conta o preço e que afetou o motor boxer de 12 cilindros.
Isso aumentou ainda mais o valor deste 917 K que apareceu em várias ocasiões durante as filmagens do célebre filme ‘Le Mans’ de Steve McQueen. O veículo parte com uma estimativa de seu preço de venda entre 16 e 18.5 milhões de dólares.