PORSCHE 935 K4 1981: UM DOS DOIS ÚNICOS EXEMPLARES FABRICADOS ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS

A Kremer foi uma das equipes que tiveram êxito competindo com os Porsche 934 e 935, mas ao contrário de outras, não se limitava a simplesmente comprar veículos do fabricante alemão, mas também preparava seus próprios carros, utilizando como base os modelos da marca de Stuttgart. É por isso que uma vez a Porsche cessando a produção desses modelos, a Kremer continuou desenvolvendo e fabricando modelos de competição como este 935 K4, do qual só foram fabricados dois exemplares.
Esta unidade, a primeira das duas fabricadas pela Kremer, competiu com bastante sucesso nas temporadas de 1981-1983 do campeonato IMSA americano, conseguindo nada menos que 8 vitórias nessas 3 temporadas, além de outros 5 pódios. Sua condição de peça rara, além de sua evidente história esportiva, facilitou que o exemplar tenha chegado até hoje intacto, depois de ter sido cuidado nas garagens de vários renomados colecionadores, entre os quais podemos incluir o ator americano Nicholas Cage.
Atualmente, este exemplar com número de chassi 935-K4-01 se encontra à venda nas instalações do reputado especialista em Porsches, a Canepa, na Califórnia (EUA), por um preço de 2.85 milhões de dólares. O nome Canepa é a garantia suficiente do estado impecável do modelo.
A relação da Kremer com a Porsche era muito próxima, na verdade, para a criação deste 935 K4, o especialista não só se inspirou no brutal 935 ‘Moby Dick’ da marca alemã, como também contou com projetos e inclusive um exemplar cedido pela própria Porsche para o desenvolvimento do novo 935 K4.
Por serem muito parecidos, é muito difícil distinguir os modelos da Kremer dos desenvolvidos pela própria Porsche, a verdade é que eram uma evolução considerável em relação aos oficiais, contando inclusive com projetos de chassi e evoluções de motor próprias.
O Porsche 935 K4 surge com um chassi e carroceria desenvolvidos totalmente pela Kremer, utilizando somente a parte superior do habitáculo, teto e para-brisa, que eram fornecidos pela marca. Toda a parte desde a linha dos vidros até o piso é obra da Kremer.
A base mecânica é o motor ‘flat-six’ refrigerado a ar de 3.2 litros e duplo turbo capaz de desenvolver por volta de 700 cv a 7.500 rpm e 726 Nm de torque máximo a 6.100 rpm. Em função da configuração dos desenvolvimentos da transmissão (uma caixa Porsche G30 de 4 velocidades), o 935 K4 alcançava até 355 km/h.