PORSCHE BOXSTER CONCEPT: O PROTÓTIPO QUE ABRIU CAMINHO PARA O ROADSTER DE PRODUÇÃO

Muitos dos concept cars que mostramos são meros exercícios de design que, infelizmente, nunca chegaram a converter-se em modelos de produção. Mas este caso é diferente, porque todos conhecemos o esportivo conversível da marca de Zuffenhausen.
Foi no Salão de Detroit de 1993 (posteriormente também foi mostrado no Salão de Genebra do mesmo ano, celebrado dois meses depois) quando a Porsche apresentou o Porsche Boxster Concept, um interessante roadster, que se converteria em um dos conversíveis mais icônicos do mercado atual.
Como podemos deduzir, o nome do modelo surge da combinação de dois conceitos. Por um lado, toma as três primeiras letras da palavra ‘boxer’, que se refere ao tipo de motor (de cilindros opostos) que distingue os modelos da casa, desde o 356 de 1948 até o 911, e por outro as quatro últimas letras do termo ‘roadster’.
De acordo com Grant Larson, atual diretor de projetos especiais da Porsche e na época responsável pelo protótipo, o desenvolvimento em série do Boxster já estava em andamento desde 1991, mas decidiram fabricar um carro de exposição, ainda projetado à mão (e não de forma digital), para mostrá-lo ao público e aumentar a expectativa.
“Originalmente havíamos planejado apresentá-lo em Genebra, em março de 1993, mas no final optamos por Detroit, no mês de janeiro, porque não queríamos perder tempo. Além disso, nosso objetivo com o roadster era o mercado americano, onde a Porsche era um pouco fraca na época e a Mazda já estava presente no segmento com o MX-5 e a BMW com o Z1”, acrescentou Larson.
O conceito de carro esportivo de motor central, que neste caso contava com uma frente muito ao estilo do ‘Noveonze’ e uma traseira com saída de escape no centro, lembrava em grande parte modelos prévios da casa, como o 550 Spyder e o 718 RS 60 dos anos 50. O habitáculo, por sua parte, exibia molduras metálicas pintadas na cor da carroceria (portas, painel de instrumentos, console central).
O Boxster Concept foi tão bem recebido pelo público e pela imprensa especializada, que pouco depois da apresentação no NAIAS de Detroit, Larson assegura que receberam ordens de parar imediatamente o desenvolvimento do projeto do Boxster de série, para torná-lo praticamente igual ao protótipo que tanto sucesso tinha obtido.
O modelo definitivo foi lançado no mercado em 1996, mantendo a denominação Porsche Boxster, e se tornou rapidamente um sucesso também em termos de vendas. Na verdade, até a chegada do Porsche Cayenne, o pequeno roadster foi o modelo mais vendido da marca de Zuffenhausen.
Naquela época equipava um motor boxer de 6 cilindros e 2.5 litros, embora mais adiante fosse oferecido um 2.7 litros e um mais potente de 3.2 litros, para a versão S. Em 2005 surgiu a segunda geração do carro, incluindo a versão coupe, o Porsche Cayman, e atualmente já roda a terceira, lançada em 2012 e agora com uma nova denominação: 718 Boxster.