PORSCHE COMPLETA A SEGUNDA GERAÇÃO DO TAYCAN COM TRÊS NOVAS VERSÕES
O novo Taycan GTS herda a história de sucesso de uma sigla que, na Porsche, corresponde a Gran Turismo Sport. Com até 700 cv (515 kW) de potência máxima com Launch Control, o GTS é um dos modelos Taycan mais esportivos, disponível tanto na versão Sedan quanto Sport Turismo. Pela primeira vez, o modelo de entrada da gama também é oferecido com tração integral.
A gama de modelos Taycan nunca foi tão ampla. Agora são 16 versões no total, com três variantes de carroceria, tração traseira ou integral, e diferentes níveis de potência dos motores Porsche E-Performance, variando de 408 a 1.034 cv (300 a 760 kW).
As novas adições incluem o sedan esportivo Taycan 4 e o Taycan GTS, disponíveis tanto na versão Sedan quanto na Sport Turismo. Já é possível encomendar essas três opções, que completam a família Taycan e devem chegar às concessionárias no início de 2025. Além disso, estão disponíveis novas cores externas para todos os modelos. Na categoria ‘Lendas’, foram adicionadas o cinza Pizarra Neo e o azul Pale metálico, enquanto o Purple Sky metálico se junta à linha ‘Sonhos’.
“Com a extensa oferta de modelos Taycan, atendemos à grande variedade de desejos e necessidades de mobilidade dos nossos clientes. Nossas três novas propostas exemplificam essa diversidade excepcional”, afirma Kevin Giek, Vice-Presidente da Linha Taycan. “A primeira geração do Taycan GTS já era o esportivo de referência da família, posicionando-se entre o Taycan 4S e o Taycan Turbo. E essa atualização segue a mesma linha. No outro extremo da gama, o sedan esportivo Taycan 4 combina a alta eficiência do modelo de entrada com o desempenho eficaz da tração integral”.
Naturalmente, as três novas variantes incorporam todas as melhorias em design, tecnologia e equipamentos que a Porsche trouxe ao Taycan no início do ano. O esportivo elétrico supera seu antecessor em quase todos os aspectos.
Os novos modelos possuem mais potência, maior autonomia, aceleram mais rápido e carregam em menos tempo com maior estabilidade. Todas as versões do Taycan vêm com um pacote de equipamentos de série ainda mais completo e apresentam a mais recente geração da Porsche Driver Experience.
A melhoria simultânea no desempenho e na eficiência deve-se a diversos fatores. Entre eles, destaca-se o sistema de propulsão avançado, com um novo motor no eixo traseiro que oferece até 109 cv (80 kW) a mais de potência em comparação ao seu antecessor em todas as versões, um inversor de pulsos modificado e software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia aprimorada de recuperação de energia e tração integral. Em estações de carga de corrente contínua de 800 volts, é possível carregar com até 320 kW. A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou para 400 kW.
O Taycan GTS se atualiza
Na Porsche, GTS significa Gran Turismo Sport. Desde o Porsche 904 Carrera GTS de 1963, essas três letras conquistaram uma reputação especial entre os entusiastas da marca. Agora, há também uma variante do Taycan com essas siglas lendárias. Ou melhor, duas, já que o novo Taycan GTS está disponível tanto na versão Sedan quanto na Sport Turismo.
Como modelo esportivo, o Taycan GTS impressiona com até 700 cv de potência pontual ao utilizar o Launch Control, 102 cv (75 kW) a mais que seu antecessor. Com a nova função push-to-pass do pacote Sport Chrono, que vem de série, é possível solicitar um aumento de potência adicional de até 95 cv (70 kW) por 10 segundos ao pressionar um botão. No Taycan GTS, o push-to-pass ganha um caráter especialmente dinâmico, elevando o torque aos níveis do Launch Control em baixas rotações. Assim como no Taycan Turbo GT, o incremento de potência é indicado por um temporizador no painel de instrumentos, complementado por anéis animados no velocímetro.
A função push-to-pass está disponível a partir de velocidades superiores a 5 km/h, com a bateria acima de 10°C e carga superior a 30%. Em temperaturas mais baixas, a disponibilidade é otimizada nos modos de condução Sport e Sport Plus.
O Taycan GTS e o Taycan GTS Sport Turismo aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 3.3 segundos, 0.4 segundos mais rápido que seus antecessores. De 0 a 200 km/h, o tempo é de 10.4 segundos, 1.6 segundos mais rápido. A autonomia também foi ampliada em mais de 120 quilômetros, alcançando 628 quilômetros no ciclo WLTP.
Em sintonia com seu caráter esportivo, o GTS possui um perfil sonoro diferenciado, semelhante ao do Taycan Turbo S, destacando-o dos outros modelos da gama.
Exterior e interior exclusivos
O GTS apresenta diversos detalhes em preto ou cinza Antracite no exterior, típicos desta versão. Uma novidade no Taycan GTS são os para-choques dianteiro e traseiro de design esportivo com inserções pintadas em preto brilhante, tonalidade também usada nas bases dos retrovisores externos. As rodas de 20 polegadas Taycan Turbo S Aero Design, que vêm de série, e as rodas opcionais RS Spyder Design de 21 polegadas, são pintadas exclusivamente em cinza Antracite.
O interior utiliza muitos materiais do Taycan Turbo GT. O modelo traz de série painéis laterais em Race-Tex esportivo e elementos em couro preto liso. Inclui também bancos esportivos adaptativos Plus (com ajuste elétrico de 18 posições), volante multifuncional GT aquecido com seletor de modos, e o pacote Sport Chrono, que incorpora a função push-to-pass e o modo track. O volante pode ser configurado em Race-Tex preto e traz seletores de modos e alavancas dedicadas ao push-to-pass e à recuperação de energia. O pacote interior GTS opcional, anteriormente disponível em vermelho Carmim, agora também está disponível em cinza Pizarra Neo.
O logotipo GTS aparece no painel de instrumentos, no medidor de potência e na animação inicial. O sistema de som surround BOSE é de série.
Chassi específico e condução dinâmica
O chassi exclusivo do GTS, combinado com a direção opcional do eixo traseiro, confere um toque particularmente esportivo. A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) vem de série, assim como o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O sistema Porsche Active Ride, com ajuste específico para o GTS, é oferecido como opcional e proporciona excelente conexão com a estrada em situações dinâmicas, graças à distribuição otimizada e individualizada das cargas nas rodas. Além disso, melhora o conforto durante a condução no dia a dia.
Novo Taycan 4: campeão de autonomia entre os modelos de tração total
Os clientes que desejavam combinar a alta eficiência da versão de entrada do Taycan com a tração integral já encontravam essa opção no Cross Turismo. Agora, a Porsche também oferece uma variante desse tipo com carroceria sedan. Em termos de desempenho, o novo Taycan 4 corresponde ao Taycan: dependendo da bateria escolhida, Performance (de série) ou Performance Plus (opcional), a potência chega a 408 cv (300 kW) ou 435 cv (320 kW) com Launch Control.
A autonomia também varia conforme o tipo de bateria: com a bateria Performance, é de até 559 quilômetros, enquanto com a Performance Plus, o Taycan 4 alcança até 643 quilômetros, segundo o ciclo WLTP. Isso torna ambas as versões as campeãs indiscutíveis de autonomia entre os modelos com tração integral, ficando apenas cerca de 35 quilômetros abaixo dos modelos Taycan de tração traseira.
Com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no traseiro, o Taycan 4 oferece maior estabilidade de condução e melhor tração em comparação ao Taycan com tração traseira. Isso é evidente nos números de aceleração: o Taycan 4 leva exatamente 4.6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Apesar de pesar 80 kg a mais, é 0.2 segundos mais rápido que seu equivalente com tração traseira.
Durante o desenvolvimento, a Porsche aprimorou a estratégia de tração integral para favorecer uma maior eficiência. Isso significa que o motor elétrico dianteiro é desacoplado eletricamente sempre que a tração, a dinâmica de condução e a estabilidade permitirem. Ele é reconectado em questão de milissegundos quando necessário, como ao acelerar ou durante a recuperação de energia.
Equipamento e design
No exterior, o amplo pacote de equipamentos de série inclui rodas aerodinâmicas Taycan de 19 polegadas, pinças de freio pretas e faróis Matrix LED. Além disso, o Porsche Traction Management (PTM) e a suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) vêm de série.
No interior, o Taycan 4 oferece bancos dianteiros confortáveis (com ajuste elétrico de oito posições), estofamento parcial em couro preto, detalhes em prata escuro, volante esportivo multifuncional revestido em couro, soleiras das portas com molduras em alumínio escovado e o sistema de som Plus. O acabamento parcial em couro pode ser encomendado na cor cinza Pizarra ou na combinação bicolor preto/bege Caliza.