PORSCHE GEMBALA MIRAGE GT DE SAMUEL ETO’O VAI A LEILÃO

Vai a leilão o Gemballa Mirage GT de Samuel Eto’o, um superesportivo modificado que o ex-jogador de futebol adquiriu novo em 2005. Segundo os responsáveis pelo leilão, que será celebrado em Paris no próximo dia 5 de fevereiro, o camaronês foi o único proprietário deste radical veículo. Um carro que chegou à Gemballa diretamente da fábrica da Porsche para ser preparado e desde que estreou rodou menos de 6.500 quilômetros.
Embora o Porsche Carrera GT seja perfeito tal e como projetado pela marca de Zuffenhausen, para alguns não parece suficientemente radical ou especial. Por isso os especialistas da Gemballa criaram o Mirage GT, do qual foram fabricados um total de 25 unidades. Mas o Gemballa Mirage GT de Samuel Eto’o é ainda mais raro, pois se trata de um dos únicos três Gold Edition Mirage GT produzidos.
Uma série que combinava elementos dourados contrastando, daí sua peculiar combinação cromática, com a característica preparação do especialista alemão. A base é a do Carrera GT, denominado internamente como 980, considerado como o último superesportivo analógico graças à combinação do seu incrível motor aspirado, de sua transmissão manual e das escassas ajudas eletrônicas.
O Porsche Carrera GT de produção deixou de ser fabricado em 2006, somando um total de 1.270 unidades construídas desde que chegou ao mercado em 2003. Com o passar do tempo tornou-se um dos automóveis mais queridos pelos aficionados do mundo automobilístico e infelizmente, também um dos mais famosos após o trágico acidente de Paul Walker e seu amigo Roger Rodas.
O Gemballa Mirage GT de Samuel Eto’o será oferecido aos melhores lances no dia 5 de fevereiro em um evento celebrado na Place Vauban de Paris e que coincide com o Rétromobile. A casa de leilões encarregada de encontrar um comprador será a RM Sotheby’s, que por enquanto não indicou por quanto espera que seja vendido, mas certamente não será nada barato. De qualquer forma, vejamos as características deste veículo.
A nível mecânico, as mudanças incorporadas por este Gemballa Mirage GT com relação a um Carrera GT incluem entradas de admissão maiores, um sistema de escape de aço inoxidável menos restritivo com um catalizador esportivo e uma ECU reprogramada. Graças a tudo isso, a potência do motor 5.7 V10 aspirado passa dos 612 para os 670 cv a 8.000 rpm. O torque, por seu lado, também cresce de 590 para 630 Nm, já que alcança os 5.750 giros. Um incremento de rendimento que se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos e em uma velocidade máxima de 335 km/h (de serie 3.9 segundos e 330 km/h, respectivamente).
O Gemballa Mirage GT de Samuel Eto’o equipa também um conjunto de suspensões KW com regulagem em compressão e rebote. Estas por sua vez contam com um sistema para elevar a carroceria alguns centímetros somente pressionando um botão. Desta forma é mais fácil superar desníveis sem que a carroceria de fibra de carbono toque o solo. Mas não é a única mudança introduzida para facilitar a condução, já que a Gemballa substituiu a embreagem original, famosa por ser difícil de operar e cara para substituir, por outra especialmente projetada para tornar seu uso em tráfego pesado mais suportável.
As rodas de liga leve e cinco raios com uma só porca contam com um desenho que, segundo o preparador, contribui para refrigerar o conjunto de freios cerâmicos. O habitáculo também foi modificado, pois coroando o console central, a Gemballa instalou um sistema de navegação com tela a cores, além disso, o interior foi todo estofado novamente, recebeu detalhes em dourado (como parte das especificações da série Gold Edition) e o volante foi substituído por outro específico.