PORSCHE MISSION R: O FUTURO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA É 100% ELÉTRICO

O novo Porsche Mission R estreou no âmbito do Salão de Munich 2021. O fabricante de Zuffenhausen criou um interessante protótipo através do qual mostra sua visão sobre o futuro da competição para clientes. Um veículo conceitual que assenta as bases da indústria automotiva de amanhã, que será totalmente elétrica.
A Porsche combina tecnologias de vanguarda e materiais sustentáveis no novo Mission R. É um veículo de competição 100% elétrico com um design muito chamativo e, sobretudo, um sistema de propulsão em que entrega cifras espetaculares para poder romper todos os recordes dos circuitos.
Desde o início da Porsche Carrera Cup há 31 anos, a marca alemã produziu e entregou mais de 4.400 modelos Cup em Weissach. Ao redor do mundo são disputadas um total de 30 copas monomarca onde estes carros de competição de alto desempenho são o grande destaque. A última versão do Porsche 911 GT3 Cup lançada neste mesmo ano de 2021 é o veículo de competição do momento.
O novo Mission R estará destinado a ostentar o lugar do 911 GT3 Cup em um futuro não muito distante. A carroceria é fabricada em grande parte de plástico reforçado com fibra natural cujo elemento base é a fibra de linho. Este material também é utilizado em componentes relevantes como o spoiler dianteiro, o difusor e as saias laterais. Da mesma maneira, no interior o material é usado nos painéis das portas, nos bancos e na zona traseira do habitáculo.
Quanto ao interior, surge um habitáculo onde tudo está centrado na figura do condutor. Uma tela, localizada entre os controles do volante, mostra os dados relevantes para a condução durante a corrida. Também há outro monitor instalado sobre a coluna da direção onde se projetam as imagens das câmeras dos espelhos retrovisores laterais e do espelho retrovisor central. A isso há que somar uma tela táctil localizada à direita do banco do condutor e que permite consultar, entre outras coisas, os dados biométricos do condutor.
O Porsche Mission R mede 4.326 mm de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.190 mm de altura.
Nas entranhas do novo Mission R encontra-se um sistema de propulsão 100% elétrico. Este protótipo tem uma configuração de tração nas quatro rodas e desenvolve uma potência de quase 1.100 cv. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2.5 segundos e alcançar uma velocidade máxima que supera a barreira dos 300 km/h. A Porsche informa de que ele é capaz de igualar os tempos por volta em circuito do Porsche 911 GT3 Cup.
Os motores elétricos e as células da bateria de novo desenho estão equipados com um inovador sistema de refrigeração direta através de óleo. A potência constante é de 500 kW (650 cv) ao circular em modo ‘corrida’. No entanto, se for ativado o modo ‘qualificação’ se encosta nos mencionados 809 kW (1.100 cv). O motor elétrico dianteiro gera até 320 kW (435 cv) enquanto que o traseiro pode alcançar os 480 kW (653 CV). A potência total do sistema é de 800 kW (1.088 cv).
Outro componente fundamental é a bateria de íons de lítio cuja capacidade ronda os 80 kWh e tem como objetivo principal alimentar os motores mencionados previamente. A tecnologia de 900 volts e o sistema de carga Porsche Turbo Charging permite recarregar a bateria do Mission R de 5 a 80% em 15 minutos. A potência máxima de carga é de 340 kW.