PORSCHE TAYCAN 2022: MAIS EFICIENTE E CONECTADO PARA CHEGAR MAIS LONGE

A Porsche apostou alto desde o início no Porsche Taycan e a verdade é que a estratégia por enquanto correu muito bem. Assim demonstram suas vendas, com 20.000 unidades apenas no primeiro semestre deste ano de 2021, o que já significa a mesma cifra de todo o ano passado.
No entanto, apesar de já representar 20% das vendas da Porsche na Espanha e Portugal, a marca alemã não quer dormir nos louros e já tem pronta uma interessante atualização do Taycan. Uma entrega que embora não traga retoques estéticos nem novas versões com mais potência, traz algo mais interessante para os seus potenciais clientes: uma tecnologia melhorada que não só permitirá melhorar sua autonomia, mas também estar mais conectado.
A nível estético as novidades chegam de forma exclusiva em novas cores clássicas recuperadas da paleta de tons especiais dos anos 90 e que agora poderão ser aplicados dentro dos opcionais Paint to Sample e Paint to Sample Plus. Estas cores, 65 no total - entre as quais há tons como o azul Moonlight metalizado, o verde Acid, o vermelho Rubystar, o azul Riviera e o Viola metalizado - se somarão à 17 cores já disponíveis de série.
A Porsche apresenta este Taycan como um modelo que também ganhou em autonomia no uso diário. Não fala de cifras concretas - já que os valores WLTP não irão variar - mas destaca que seus condutores se beneficiarão de um alcance melhorado no uso diário graças a uma série de melhorias tecnológicas. Estas afetam especialmente os modos Normal e Range, nos quais agora o motor elétrico dianteiro - disponível nas versões de tração total - desacopla-se quase que totalmente quando não há uma alta demanda de aceleração, enquanto que quando o carro avança por inércia ou está parado, nenhum dos eixos recebe energia, evitando assim perdas de energia por atrito.
Da mesma maneira, também foram melhoradas as funções de carga e gestão térmica com o sistema Turbo Charging Planner, que agora permite ter a bateria pronta para carregar mais rápido que antes.
Em termos de tecnologia interior o novo Taycan recebe pela primeira vez compatibilidade com Android Auto em seu sistema Porsche Communication Management (PCM) de sexta geração, que se soma à já disponível há um certo tempo com o Apple CarPlay. Isso significa também que agora poderão ser utilizadas funções e aplicativos através do conhecido assistente de voz do Google. Além disso, a interface do sistema foi renovada ligeiramente para torná-la mais acessível, e tanto o assistente de voz próprio Voice Pilot como o sistema de navegação por satélite, agora funcionam de forma mais eficiente e rápida.
A mais recente novidade chega através do Remote Park Assist, que permitirá controlar de forma remota o estacionamento do Porsche Taycan, podendo funcionar em parques de estacionamento online, detectando previamente o sistema através dos sensores e câmeras incorporadas no carro. Uma vez detectados e assegurado que é um espaço suficientemente amplo, pode ser iniciado o estacionamento a partir do aplicativo Porsche Connect, e o resto da manobra poderá ser realizada simplesmente mantendo pressionado um botão no App móvel.
Por enquanto a Porsche não revelou dados relativos ao preço e data de lançamento deste restyling que chegará tanto ao Taycan padrão como ao Taycan Cross Turismo, embora uma leve atualização como esta possa chegar em questão de meses.