PORSCHE TAYCAN BATE O RECORDE DE VELOCIDADE INDOOR

Que o Porsche Taycan Turbo S é um veículo excepcional não é nenhuma novidade. No entanto, isso não impede que continue surpreendendo. Neste caso, com um recorde realmente chamativo. O pessoal da Porsche tem consciência de que desenvolveu um ganhador nato.
Devemos voltar ao ano de 2011, quando Tanner Foust estabeleceu um recorde de velocidade indoor com seu Ford Fiesta Rallycross de 500.000 dólares para um episódio do Top Gear America. Aquele pequeno esportivo, com 560 cv de potência, alcançou as 87 mph (140 km/h) dentro de um armazém de 93.000 m2.
Agora, se avançarmos no tempo até 2021, esse recorde acaba de ser pulverizado pela Porsche com um carro de série. Neste caso, o Taycan Turbo S foi conduzido pelo piloto profissional de corridas Leh Keen, dentro do Centro de Convenções Ernest N. Morial, em New Orleans, Louisiana. As instalações têm mais de um milhão de metros quadrados, o que torna este espaço ideal para este tipo de registros. No entanto, a Porsche explica que conduzir um carro em altas velocidades sobre uma superfície de concreto polido é quase como dirigir sobre o gelo. E razão não lhe falta.
O Turbo S foi escolhido por sua impressionante aceleração: 2.6 segundos para atingir os 100 km/h. O sedan alemão com tração total também conta com freios carbocerâmicos, ideais para deter o carro no menor espaço possível, se fosse o caso de precisar fazê-lo.
Leh Keen conseguiu que o Porsche elétrico alcançasse os 165.1 km/h, que embora fique longe da velocidade máxima do carro, de 260 km/h, fazer isso dentro de um edifício é uma façanha.
O novo recorde foi estabelecido após uma única tentativa, depois de várias passagens de reconhecimento. Além disso, o Taycan Turbo S calçava os pneus de rua originais, mas foram pré-aquecidos para garantir uma aderência ótima. Para cumprir os critérios estabelecidos pelo Guinness World Records, Leh teve que começar e terminar parado.
Caso tenha passado por alto, o Taycan Turbo S não conta com faróis. De acordo com a Porsche, para poder se qualificar ao recorde, a tentativa deve ser feita com um carro não homologado, assim, a solução mais simples para a marca alemã foi simplesmente arrancar os faróis do Taycan.