PORSCHE TAYCAN CROSS TURISMO: O SEDAN ECOLÓGICO JÁ TEM DATA DE APRESENTAÇÃO

A marca de Zuffenhausen o definiu diretamente como CUV - Cross Utility Vehicle - mas o que temos é um modelo realmente difícil de classificar. A primeira versão do novo Porsche Taycan combina uma carroceria de estilo shooting brake com características próprias do segmento SUV.
Para quem não consegue vê-lo, a melhor forma de retirar toda a camuflagem deste novo Porsche Taycan Cross Turismo é dar uma olhada no Mission E Cross Turismo, ou seja, o concept no qual está inspirado. Agora a marca alemã divulgou as primeiras imagens oficiais desta nova versão, embora elas não surpreendam, pois já haviam surgido fotos flagrantes dos testes de desenvolvimento do carro durante os últimos meses. Na verdade, já pudemos vê-lo em várias ocasiões, seja no frio inverno da Escandinávia ou em pleno verão com pouco a ocultar no traçado de Nürburgring.
Com as recentes imagens divulgadas pela Porsche em seu perfil nas redes sociais, a denominação Cross Turismo está confirmada. Por enquanto continua conservando um pouco de camuflagem, mas isso tem fácil solução, já que faz algumas semanas vazaram imagens do modelo definitivo de produção. Nelas se aprecia um automóvel com uma traseira diferente do Taycan original, com um para-choque mais robusto e um ângulo de saída melhorado, assim como uma distância livre do solo ampliada, arcos de roda com proteções plásticas e barras longitudinais montadas no teto, que por sua vez apresenta uma caída progressiva muito elegante.
Destinado a atrair um importante número de clientes, principalmente aqueles mais distantes da marca Porsche, este modelo contará com uma linha tão completa quanto o Taycan normal, composta por três motorizações 100% elétricas, mas com diferentes desempenhos e autonomia.
O Porsche Taycan Cross Turismo que aparece nas imagens é o mais potente e exclusivo de todos, o Turbo S que, aliás, completou seus testes junto com o Taycan normal de idêntica mecânica. Ambos, com seus dois motores elétricos, somam 761 cv e dispõem de uma bateria com 93.4 kWh de capacidade. Um degrau abaixo se situará o Turbo, com 680 cv de potência que com a mesma bateria amplia a autonomia dos 412 aos 450 quilômetros.
Como alternativa a estes dois, uma das últimas motorizações recebidas pelo Taycan estará disponível neste Cross Turismo. Trata-se da denominada 4S, que com uma bateria de 79.2 kWh e um único motor elétrico de 530 cv, garantirá cerca de 400 quilômetros de autonomia. As mais acessíveis, ou seja, as de tração traseira, não deverão receber essa opção.
A Porsche reforçará em breve a linha de produção do Taycan com mais de 300 empregos adicionais para realizar tanto os últimos 4S como essa versão Cross Turismo, que se tudo correr como o previsto, verá a luz em menos de oito semanas. Além disso, através de Mark Webber, já sabemos que as primeiras unidades chegarão aos concessionários no segundo trimestre deste ano.
O piloto australiano teve o prazer de assumir o comando do carro e suas palavras foram as seguintes: “Uma primeira viagem fenomenal para mim com essa beleza. Pode ser conduzido como um Porsche, sentido como um Porsche, e tem cheiro de Porsche. É um carro esportivo com ainda mais espaço e distância livre do solo. A estreia mundial do novo Taycan Cross Turismo acontecerá dentro de menos de oito semanas. Estará nos concessionários neste verão europeu. Não posso esperar. É o carro perfeito para o interior da Austrália e para a Autobahn alemã”.