PORSCHE TAYCAN É O NOVO SAFETY CAR NA FÓRMULA E
Quando o Porsche Taycan, com seu marcante design, abandonar o pit lane e sair para a pista no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA, não demorará muito para estar na liderança. Acontece que nesta temporada, o primeiro esportivo totalmente elétrico da marca de Zuffenhausen será o novo carro de segurança da nova competição de monolugares elétricos. Estreará com o início da temporada de Fórmula E, nos dias 28 e 29 de janeiro, em Diriyah (Arábia Saudita).
O Porsche Taycan Turbo S será um pouco mais que o veículo de segurança do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA. Sua chamativa decoração, que inclui as cores das onze equipes, assim como as da FIA e da organização, simboliza o compromisso de todos os participantes com a Fórmula E e o caminho compartilhado para o futuro totalmente elétrico do automobilismo. Ao mesmo tempo, reflete valores sociais como a diversidade e a comunidade. O número 22 é um reconhecimento aos 22 pilotos que competirão nesta temporada.
“Estamos orgulhosos de que a Fórmula E confie à Porsche essa importante tarefa para a proteção dos pilotos”, afirma Thomas Laudenbach, VP da Porsche Motorsport. “Com o Taycan Turbo S como carro de segurança oficial, estamos dando uma importante contribuição à segurança na pista e também destacando a importância da Fórmula E para a Porsche Motorsport. O chamativo design representa nosso compromisso com o futuro sucesso desse novo certame, é a mensagem que levamos ao mundo, unidos, embora sejamos concorrentes na pista. Além disso, deste modo esperamos atrair os mais jovens que ainda não são entusiastas do automobilismo”.
“Estamos muito satisfeitos de que o Porsche Taycan Turbo S seja o carro de segurança do campeonato a partir de sua oitava temporada”, comentou Jamie Reigle, Diretor Geral da Fórmula E. “Por sua condição de veículo elétrico de alto desempenho, brilhará nos circuitos urbanos de todo o mundo. Com esta iniciativa, a Porsche estabelece novos padrões de segurança para o correto desenvolvimento da competição. O Porsche Taycan Turbo S será um símbolo do compromisso da Fórmula E com um futuro eletrificado e da coesão de todos os que participam no Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA”.
Com sua facilidade de condução e sua estabilidade, assim como sua potência de até 761 cv (560 kW), o Taycan Turbo S reúne as melhores condições para o seu importante compromisso na Fórmula E. O único campeonato mundial de monolugares totalmente elétricos que é disputado em metrópoles como Londres, Berlin, Cidade do México, New York, Mônaco e Seul. O modelo topo da linha Taycan acelera de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos com Launch Control e alcança uma velocidade máxima de 260 km/h.
Para converter o Porsche Taycan Turbo S em um carro de segurança foram instaladas barras de segurança e bancos de competição com cintos de seis pontos, assim como o cabeamento para a iluminação de segurança e o sistema de registro Marelli. As luzes de segurança foram integradas nos para-choques. O novo lugar de trabalho de Bruno Correia (Portugal), o veterano piloto do carro de segurança da Fórmula E, também está equipado com um extintor e um sistema de comunicação de alta tecnologia. Isso significa que este veículo cumpre todos os requisitos para seu uso em corridas tão competitivas como as do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA.