PORSCHE TAYCAN TURBO CROSS TURISMO: EXTREMO SOBRE O GELO E NO DESERTO

A Porsche está se preparando para começar as entregas do seu segundo veículo elétrico, ou seja, o Taycan Cross Turismo. Muitos podem pensar que o fabricante alemão não precisou realizar testes de desenvolvimento exaustivos, já que estamos praticamente diante de um novo estilo de carroceria que foi aplicado sobre o Taycan padrão, mas não é bem assim. Isso porque o Cross Turismo foi projetado para ser usado em condições muito mais duras e isso significa uma série de ensaios em ambientes extremos.
Por isso, a Porsche decidiu construir duas pistas idênticas em dois lugares opostos e enviar o Cross Turismo para analisar como ele se comportava. Para nossa sorte, a empresa gravou tudo e criou um vídeo muito interessante - intitulado Drive2Extremes - onde se pode apreciar o excepcional trabalho realizado com drones por Johnny Schaer, mais conhecido como Johnny FPV, que é reconhecido como um dos melhores pilotos do mundo destes artefatos voadores. No total, foram necessárias 408 horas de edição e outras 86 de filmagem com drones para criar o documento que pode ser visto abaixo.
Para a ação, a Porsche decidiu utilizar um Taycan Turbo Cross Turismo, ou seja, uma versão que graças aos seus dois motores elétricos e uma bateria de 93.4 kWh, entrega até 680 cv de potência e 850 Nm de torque máximo. Toda essa energia é canalizada por uma transmissão automática de duas velocidades que a envia às quatro rodas, de forma que este veículo é capaz de alcançar os 100 km/h em 3.3 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h. Quanto à autonomia, a marca alemã declara até 452 quilômetros com uma só carga.
No vídeo podemos ver o modelo elétrico em dois lugares diferentes, diferenciados principalmente pelas temperaturas que são capazes de oferecer, de -30 a +30 graus Celsius. Um deles se situa em Levi, Finlândia, onde um lago congelado dentro do Círculo Polar Ártico foi testemunha de como o Cross Turismo é capaz de lidar com estas duras condições. O outro se localiza em Liwa, Emirados Árabes Unidos, cenário que serviu para medir como as mudanças de temperatura afetam a bateria e o sistema de propulsão do Porsche.
No total, o Taycan Cross Turismo teve que realizar mais de 1.200 voltas em ambos os circuitos para coletar toda a filmagem necessária, acumulando mais de 1.500 quilômetros em condições muito severas. Nesses cenários a marca pôde testar sua suspensão elevada e os modos de condução específicos desta versão.