PRAGA BOHEMA: UM FUTURO MONSTRO DE CIRCUITO DE 710 CV

A empresa checa Praga, que soma 115 anos de história fabricando carros de corrida, karts e aviões, é conhecida no mundo automotivo por seu modelo Praga R1, embora a empresa esteja preparando um novo brinquedo para trackdays, o chamado Praga Bohema.
Segundo a marca, este protótipo antecipa um carro de circuito apto para circular por estradas, mas capaz de marcar tempos de volta à altura de um GT3. Romain Grosjean, ex-piloto francês de Fórmula 1, que atualmente compete na IndyCar, está envolvido no desenvolvimento do Bohema.
O Bohema é um hiperesportivo de dois lugares que lembra um protótipo de competição e esconde debaixo de sua pele um motor de 3.8 litros V6 biturbo montado em posição central, herdado do poderoso Nissan GT-R. Neste caso oferece uma potência de nada menos que 710 cv e um torque máximo de 725 Nm.
A Praga pretende equipar o motor japonês com um sistema de lubrificação por cárter seco, e também acrescentar um sistema de escape de titânio e uma transmissão Hewland sequencial com uma embreagem robotizada.
A marca checa projeta para o seu monstro de circuito um desempenho de primeiro nível, já que o carro pesa somente 982 quilos vazio. Embora não haja uma estimativa para a aceleração de 0 a 100 km/h, calcula-se uma velocidade máxima superior aos 300 km/h.
O Bohema, baseado em um chassi monocasco de fibra de carbono, destaca-se também por uma avançada aerodinâmica, sendo o aerofólio traseiro o principal protagonista, já que é capaz de gerar 900 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h, segundo a marca.
Quanto ao interior, o habitáculo é bastante simples, com dois bancos que parecem esculpidos e um volante de forma retangular que inclui uma série de botões para controlar diversas funções (buzina, luzes, intermitentes...) e também um display digital integrado que mostra informação sobre o veículo, já que não há uma tela multimídia no painel.
A Praga pretende produzir 89 exemplares do seu Bohema, por nada menos que 1.28 milhões de euros cada um, embora por enquanto esteja sendo terminado o desenvolvimento do modelo. Em princípio, em 2023 serão fabricadas 10 unidades, com as primeiras entregas previstas para o segundo semestre do ano.