PRAGA BOHEMA: O SUPERESPORTIVO CHECO CAÇADOR DE RECORDES

O Praga Bohema é um supercarro de fabricação checa que estreou no início do ano passado. Pode ser que alguns não tenham ouvido falar dele, mas, apesar de sua curta existência, já gerou muita repercussão, e já falamos um pouco sobre ele em outra ocasião (aqui).
De qualquer forma, as entregas começaram no final do ano passado, e agora um modelo rodou na pista de testes da Top Gear no Reino Unido, mais rápido do que qualquer outro carro a combustão.
O supercarro usa um motor V6 biturbo de 3.8 litros, proveniente do Nissan GT-R e modificado pela Praga com turbos personalizados, cárter seco e sistema de escapamento de titânio. Ele produz 710 cv e 725 Nm de torque e surge acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades.
O carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 317 km/h. Toda essa potência permitiu que ele completasse uma volta no circuito em 1 minuto e 9.8 segundos. O Praga quase superou o tempo de volta do Aston Martin Valkyrie, de 1 minuto e 9.7 segundos, mesmo sendo um Aston híbrido de 1.140 cv.
O que falta em potência ao Bohema é compensado em leveza e aerodinâmica. O carro pesa menos de 1.043 kg e pode gerar até 900 kg de downforce a 250 km/h.
O piloto Ben Collins, ex-Stig da série de TV Top Gear e agora piloto de testes da Praga, levou o carro para a pista com pneus de rua e completou a volta sem nenhuma modificação no supercarro checo.
De acordo com a Praga, o piloto simplesmente vestiu seu macacão de corrida, aqueceu os pneus e atacou a pista. Também não sabemos quanto tempo esse ‘aquecimento’ levou, mas os resultados estão aí. A Praga já permitiu que seus clientes dirigissem o Bohema e entregará mais três carros a compradores no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano, incluindo o primeiro proprietário americano. A Praga, empresa fundada em 1907, planeja construir apenas 89 exemplares deste supercarro.