PRIMEIRO VOLVO TOTALMENTE ELÉTRICO SERÁ UM MODELO COMPACTO E CHEGARÁ EM 2019

A partir do ano de 2019 todos os novos modelos que a Volvo lançará no mercado contarão com algum tipo de mecânica elétrica. Irão desde os elétricos puros até os híbridos plug-in e passando pelos semi-híbridos. O objetivo no curto prazo do fabricante sueco é a eletrificação total de sua linha. No entanto, no mesmo ano também acontecerá um fato importante, a chegada do primeiro Volvo totalmente elétrico.
Nos últimos tempos, a própria marca foi revelando alguns detalhes sobre esse carro elétrico de bateria que está a caminho. Agora, graças às declarações realizadas por Henrik Green, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo, podemos ter uma ideia mais clara do modelo no qual se está trabalhando nas instalações de Gotemburgo. Trata-se de uma versão de produção do Volvo 40.2 Concept (na imagem).
Será baseado na plataforma CMA (Compact Modular Architecture), uma arquitetura que é utilizada pelos modelos menores da empresa e que é compatível com qualquer tipo de mecânica, incluindo as elétricas. Também é importante lembrar que o objetivo final é terminar o desenvolvimento da plataforma MEP que será usada no futuro por todos os carros totalmente elétricos da Volvo.
O veículo elétrico de produção da Volvo oferecerá uma autonomia aproximada de 500 quilômetros com uma só carga. Assim comentou o próprio Henrik Green: “Esta é a autonomia para qual apontamos. Estamos na metade do desenvolvimento e constantemente buscamos novas soluções que nos permitam oferecer uma melhor tecnologia. O processo de desenvolvimento é bastante diferente ao de um automóvel convencional”.
Green confirmou ainda que o veículo utilizará um sistema de baterias modulares. A ideia da marca sueca é similar à de outros fabricantes como Volkswagen e Mercedes-Benz, ou seja, oferecer carros elétricos com distintas versões de autonomia para que haja uma opção de acesso à linha mais barata.
O primeiro carro elétrico puro da Volvo será produzido na China. Atualmente e graças à Geely (proprietária da Volvo), a marca tem à sua disposição um total de três instalações no país asiático. Mais concretamente em Daqing, Chengdu e Luqiao, onde são fabricados os modelos das séries 90, 60 e 40, respectivamente.