PRODUÇÃO DO ID.5: VOLKSWAGEN TRANSFORMA AS INSTALAÇÕES DE ZWICKAU EM UMA PLANTA DE PRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

O Dr. Christian Vollmer, responsável de Produção no Comitê Executivo da marca Volkswagen, destacou: “A Volkswagen continuará aumentando o ritmo da eletromobilidade em 2022 com sua estratégia ACCELERATE e com a ampliação da carteira de modelos. A planta de Zwickau assentou as bases para que o Grupo consiga isso com seis aumentos da produção de três marcas em apenas 26 meses. Os conhecimentos e a experiência adquirida nos ajudarão a seguir eletrificando nossa rede de produção de forma rápida e eficaz”.
O Dr. Stefan Loth, presidente do Comitê Executivo da Volkswagen na Saxônia, declarou: “Depois de Gläserne Manufaktur Dresden, convertemos uma segunda fábrica da Volkswagen na Saxônia para a produção de veículos elétricos. O início da produção do ID.5 e do ID.5 GTX demonstra o êxito da transformação da planta de Zwickau em relação ao resultado do produto. Nosso objetivo atual, em função de como evolui a situação em relação à escassez de semicondutores, será alcançar a plena capacidade da planta. Este ano pretendemos superar a quantidade de veículos produzidos durante o ano passado, que foram 180.000”.
Uma eficiente fábrica de modelos digitais
Desde 2018, foi investido em torno de 1.2 bilhões de euros na transformação da planta de Zwickau, que passou da produção de veículos ICE para uma fábrica digital, flexível e altamente eficiente orientada à produção de veículos elétricos. Está sendo feito um uso cada vez maior de tecnologias como os robôs inteligentes 4.0 e os sistemas de transporte sem condutor que levam componentes à linha de montagem de forma totalmente autônoma.
No total, foram criados mais de 50.000 metros quadrados edificáveis como, por exemplo, para a ampliação da estamparia, onde se estampam todas as peças da carroceria dos modelos elétricos, o que significa uma economia de 9.000 viagens em caminhão ao ano. Outros projetos importantes foram a construção de um novo edifício logístico e um sequenciador de baterias, que agora é o edifício mais alto da planta de Zwickau. O volume de investimento só para estes três projetos é de 115 milhões de euros.
A transformação para a produção de veículos elétricos em Zwickau permitiu a criação de trabalhos duradouros para o futuro. Os cerca de 9.000 empregados fixos que trabalham na planta receberam treinamento para aprender a usar a nova tecnologia como parte de uma importante iniciativa de capacitação. Por exemplo, todos os empregados assistiram eventos informativos sobre os veículos elétricos. Um total de 3.000 trabalhadores da produção completaram o programa de eletromobilidade do centro de formação para estarem preparados para os novos requisitos de produção. No final de 2020, a equipe de Zwickau havia realizado um total de 20.000 horas de treinamento.
Modelos e resultados de produção
Em Zwickau, seis modelos de três marcas sairão da linha de produção: os Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.5, além do Audi Q4 e-tron, Q4 Sportback e-tron e o CUPRA Born. A capacidade de produção corresponde a uma produção anual de mais de 300.000 veículos, o que torna o centro de Zwickau na planta de produção de veículos elétricos mais eficiente da Europa.
Produção verde
Com os modelos fabricados em Zwickau, a Volkswagen só entrega aos clientes veículos produzidos de maneira neutra em carbono ao longo de toda a cadeia de fornecimento e produção. No processo de produção, são evitadas ou reduzidas as emissões de carbono na medida do possível, e qualquer emissão inevitável se compensa através de ações climáticas.
As medidas para evitar as emissões de carbono na produção também se estendem à produção de células de bateria, que requer muita energia. Neste caso, foi acordado que os fornecedores usarão eletricidade verde procedente de fontes renováveis para a produção das células. A avaliação do ciclo de vida dos veículos elétricos pode ser melhorada ainda mais com esta importante ferramenta.
Na fábrica de Zwickau, a alimentação elétrica externa foi mudada 100% para a eletricidade verde já em 2017. Desde que começou a produção do ID.3 em novembro de 2019, qualquer emissão restante da unidade de co-geração altamente eficiente da planta, e de toda a cadeia ascendente, foi compensada para todos os modelos fabricados em Zwickau através de projetos climáticos certificados e implementados de acordo com os padrões nacionais reconhecidos oficialmente.
Objetivo da marca Volkswagen
No núcleo do programa de descarbonização ‘Way to ZERO’ encontra-se a estratégia ACCELERATE da marca, que tem como objetivo acelerar o ritmo da ofensiva elétrica. A Volkswagen pretende ser neutra em carbono no mais tardar em 2050. O objetivo provisório é reduzir as emissões de CO2 por veículo em 40% na Europa para 2030 (referencia: 2018). Tanto a produção, incluindo as cadeias de fornecimento, como o funcionamento dos veículos elétricos serão neutros em carbono.
A isso é preciso adicionar a reciclagem sistemática das baterias de alta voltagem dos veículos elétricos antigos. O objetivo é a eletrificação total da nova frota de veículos. Para 2030, pelo menos 70% de todas as unidades vendidas pela Volkswagen na Europa serão veículos totalmente elétricos, ou seja, bem mais de um milhão de veículos. Na América do Norte e na China, espera-se que a porcentagem de vendas de veículos elétricos alcance pelo menos 50%. Além disso, a Volkswagen lançará pelo menos um novo carro elétrico a cada ano.