PRODUÇÃO DO VOLKSWAGEN GOLF NO MÉXICO SERÁ ENCERRADA EM 2019

A Volkswagen continua com sua reestruturação e inicia a sua nova estratégia de produção de veículos na América do Norte. Uma das mudanças que acontecerá no curto prazo e que afetará um dos modelos mais importantes do fabricante alemão, diz respeito ao México e ao Volkswagen Golf. Atualmente, o Golf é produzido na planta da marca em Puebla. Mas não por muito tempo.
Em 2019 a produção do Volkswagen Golf no México será encerrada com o objetivo de concentrar o grosso da fabricação do compacto da Volkswagen em suas instalações de Wolfsburg, na Alemanha. Os sindicatos dos trabalhadores alemães foram os principais artífices que levaram a cúpula da empresa tomar essa relevante decisão sobre a produção do Golf.
Por enquanto se desconhece o modelo que ocupará o lugar do Golf. Há várias informações que apontam a diferentes vias. Por um lado se comenta a possibilidade de que o novo Volkswagen Golf Sportsvan seja o escolhido, embora por outro lado também existam informações que indicam uma mudança progressiva na linha de produção de Puebla, para que a fábrica mexicana da Volkswagen se concentre na fabricação de SUVs e crossovers para atender a crescente demanda desse tipo de veículos na América do Norte.
No entanto, e apesar do Golf abandonar a linha de montagem da Volkswagen em Puebla, outro dos modelos mais relevantes para a empresa, o Tiguan, seguirá sendo produzido no México. A maior parte das unidades do Volkswagen Tiguan que são fabricadas em Puebla tem como principal destino o mercado dos Estados Unidos.
Por outro lado, já que falamos da fábrica da marca em Puebla, cabe destacar que 2017 será o último ano que o Volkswagen Beetle será produzido ali. Como já tivemos a oportunidade de comentar anteriormente, o Beetle e o Scirocco são dois modelos que têm um futuro escuro e existe grande possibilidade de desaparecerem. Tampouco podemos esquecer-nos do Jetta, outro modelo que recebe o selo ‘Made in Mexico’, e ao qual, em um futuro próximo se somará o novo T-Roc. David Powels, o CEO da VW América do Sul, confirmou que o Golf continuará sendo fabricado no Brasil.