PROJECT VECTOR: O PROJETO SECRETO DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA DA JAGUAR LAND ROVER

A Jaguar Land Rover surpreendeu a todos com a apresentação de sua última iniciativa de condução autônoma, uma cápsula com comandos convencionais, mas que serve como base para um sistema de condução autônoma completa. Recebe o codinome de Project Vector e foi desenvolvido em completo segredo pela marca britânica nestes últimos anos.
Esta é a primeira vez que a Jaguar Land Rover revela a existência deste projeto, que foi realizado com tanto sigilo e discrição que nem sequer fazia parte da empresa britânica. Apesar de tê-lo financiado, a Jaguar Land Rover preferiu criar e desenvolver este projeto como uma start-up independente em colaboração com a Universidade de Warwick e não como uma nova divisão. Portanto, está relacionada, mas sem fazer parte da empresa matriz.
O projeto foi revelado no National Automotive Innovation Centre da Universidade de Warwick, com a apresentação de um protótipo que, segundo a marca, se trata de uma unidade plenamente funcional, embora seja somente um exemplo das diferentes possibilidades do projeto. O veículo em si é muito parecido a outras cápsulas de condução autônoma completa que vimos no passado recente, mas esta não é a verdadeira novidade, já que o protótipo é tão somente um exemplo das inúmeras possibilidades da nova plataforma flexível na qual está baseada.
O protótipo que aparece nas imagens oficiais conta com todas as características dos últimos veículos que temos visto deste tipo, como é o caso do Volkswagen Sedric Concept e o mais recente GM Cruise Origin. E curiosamente, todos os projetistas chegaram a conclusões muito parecidas quando projetaram cápsulas autônomas como estas. O novo protótipo da Jaguar Land Rover dispõe de uma plataforma plana que aloja tanto as baterias como os diferentes órgãos mecânicos, de modo que seus projetistas criaram uma carroceria de paredes envidraçadas praticamente planas para maximizar o espaço interior, onde seguimos encontrando o habitual posto de comando e diversos assentos para os passageiros atrás de portas corrediças laterais.
De acordo com a empresa britânica, esta nova plataforma flexível permite a utilização de inúmeras configurações, tanto em termos de carroceria como de mecânicas. Das quais este modelo é tão somente uma das possíveis opções. Este projeto está sendo desenvolvido no National Automotive Innovation Centre da Universidade de Warwick com a colaboração e financiamento da Jaguar Land Rover. Por enquanto a empresa não quis falar de datas, mas asseguram que este é um projeto real que trata de criar uma nova tecnologia destinada a veículos elétricos compartilhados, uma visão que a empresa britânica inclui dentro de seus planos futuros.
O que foi anunciado é o seu próximo programa de testes, que terá início em breve, como no próximo ano em Coventry, embora ainda não tenham sido reveladas as capacidades autônomas do sistema que estão desenvolvendo. Somente anunciaram que o modelo em desenvolvimento conta com um sistema muito avançado deste tipo, de modo que podemos supor que será de nível 4 ou 5.