PRÓXIMA GERAÇÃO DO GOLF GTI TERÁ MECÂNICA HÍBRIDA, MAS SÓ EM 2020
Enquanto ainda todos aguardam a chegada aos concessionários do novo Volkswagen Golf GTI 2017, já estão circulando as primeiras informações sobre a próxima geração do Golf GTI. Lembrando que o modelo que chegará no próximo mês ao mercado europeu é um restyling da sétima geração do Volkswagen Golf.
No entanto, os alemães não querem ficar somente olhando o bom desempenho do compacto alemão. Na Volkswagen já estão com os primeiros preparativos para colocar mãos à obra e começar a desenvolver o Golf MK8. A oitava geração será uma realidade somente no final desta década ou inclusive no início de 2020. E embora ainda faltem alguns anos de espera, já surgem rumores sobre alguns aspectos principais do próximo Volkswagen Golf GTI.
O novo modelo que está sendo apresentado nos próximos dias é equipado com um motor de 2.0 litros TSI melhorado para render 230 cv, acoplado tanto a uma transmissão manual de seis velocidades como uma automática DSG com o mesmo número de relações. Pois bem, com a nova geração o uso exclusivo de um motor a combustão será passado, chegando uma mecânica eletrificada.
O futuro Volkswagen Golf GTI 2020 será propulsionado por um sistema híbrido que permitirá incrementar o desempenho do compacto esportivo, além de reduzir os níveis de consumo de combustível e emissões. Com essa mudança, que certamente horroriza aos mais puristas, a Volkswagen pretende ter no mercado um modelo mais ecológico e preparado para enfrentar os tempos que se aproximam.
Atingirá uma potência aproximada de 265 cv, segundo fontes próximas a Frank Welsch, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen. Se alcançar esse número, estaremos diante de um Golf GTI que não irá dever nada ao Golf GTI Clubsport de edição limitada. No sistema híbrido, o coração seguirá sendo um motor turbo a gasolina com 2.0 litros e será acompanhado de um pequeno motor elétrico.
A base da nova geração do Volkswagen Golf será uma versão atualizada da plataforma MQB usada pelo modelo atual. Mas graças ao trabalho dos engenheiros e projetistas da Volkswagen, se conseguirá reduzir o peso em cerca de 50 quilos mediante o uso de metal leve na estrutura. Essa redução de peso e a adoção da mecânica híbrida permitirá ao Golf GTI situar-se como o mais eficiente da linha.