PRÓXIMA GERAÇÃO DO NISSAN LEAF DEVERÁ SER REVELADA EM FRANKFURT

O Nissan foi e vem sendo um sucesso. O carro elétrico mais vendido no mundo, com mais de 250.000 unidades vendidas em todo o planeta, já está no mercado há um bom tempo e precisa renovar-se para não ser superado por seus rivais. A marca japonesa sabe que não pode dormir nos louros, pois em questão de meses chegarão novos rivais que lhe complicarão a vida. Trata-se de rivais do porte de um Opel Ampera-e e do seu irmão americano Chevrolet Bolt EV, além do Tesla 3.
Todos esses modelos oferecem melhores números de autonomia e um design que deixa para trás o carro japonês. Por isso, os engenheiros da Nissan estão trabalhando a um ritmo elevado para ter pronta a segunda geração do Leaf para o segundo semestre. Essa noticia indica que o projeto está em uma fase bem avançada e que a Nissan estava só aguardando o melhor momento para lançá-lo.
Pelas palavras de Tim Gallagher, diretor sênior de veículos elétricos da Nissan, o Leaf de segunda geração será apresentado de forma oficial no mês de setembro. Depois disso, será revelado para todo o mundo, e suas vendas terão início antes de terminar este ano de 2017. Levando em conta esses dados, o evento escolhido para realizar a apresentação deverá ser o Salão de Frankfurt, que abre suas portas no início de setembro. Embora o Salão de Tokyo seja celebrado igualmente no mesmo mês.
Outro dado que reforça sua apresentação pública no evento alemão é que o principal mercado do Nissan Leaf é a Europa, pois os governos oferecem elevados incentivos na aquisição de veículos desse tipo e o carro japonês é um dos que mais se beneficia. De qualquer maneira, Estados Unidos e Japão também estão entre seus mercados mais importantes e por isso as vendas nesses países poderão ter início no segundo trimestre de 2018.
Em relação a seu design e detalhes técnicos, muito pouco se sabe. O desenho deverá ser muito parecido ao que mostrou o Nissan IDS Concept (na imagem) no Salão de Tokyo 2015. Suas linhas são muito atrevidas e poderão atrair muito mais clientes do que os que o Leaf atrai atualmente. Em relação à sua plataforma e motor elétrico, serão os mesmos utilizados pela próxima geração do Renault Zoe e deverá contar com uma autonomia entre recargas superior aos 400 quilômetros.