PRÓXIMA GERAÇÃO DO SUBARU WRX STI CHEGARÁ EM 2020 ESTREANDO MOTOR E PLATAFORMA
Já é oficial que o novo Subaru Impreza foi apresentado no Japão, no entanto, pouco antes de seu lançamento, muitos pensavam que este anúncio implicaria na revelação da nova geração do Subaru WRX STI, que praticamente não mudou nada desde 2014, mas isso poderá mudar muito em breve.
Segundo a revista japonesa Best Car, a Subaru poderá estar a ponto de apresentar a quinta geração do WRX no final do próximo ano, que chegará acompanhada por uma nova versão do Subaru Levorg e é claro do tão cobiçado WRX STI de nova geração.
A publicação indica que os novos modelos da Subaru que serão apresentados no próximo ano mudarão o motor EJ20 de 4 cilindros Boxer turbo pelos novos motores FA20, que portam uma configuração similar, mas contam com injeção direta, o que daria a estes modelos uma potência máxima de 315 cv, o que indicaria um crescimento em relação aos 310 cv que desenvolve atualmente o WRX no Japão com o motor EJ257, e sobretudo em relação aos 268 cv que produz o modelo americano equipado com o atual motor FA20 turbo.
Na notícia também se menciona que o WRX finalmente adotará a plataforma global da Subaru, que já é utilizada pelo Impreza desde 2017. A marca japonesa também planeja mudara transmissão manual de 6 velocidades, e embora a configuração de 4 portas se mantenha, a aparência do veículo se modernizará utilizando a do Viziv Performance STI Concept.
Enquanto isso, e para manter-se atual, o WRX STI 2020 apresentará uma nova edição especial construída sobre a antiga plataforma, e que será denominada Series White e será muito similar à Series Gray do ano passado. Comenta-se que destas versões serão fabricados 250 exemplares do WRX STI e 750 do WRX, que serão pintados em um novo tom chamado Ceramic White, que elimina os acabamentos acetinados e perolados para distinguir-se da linha já disponível.