PRÓXIMO MAZDA CX-3 SERÁ MAIOR E NÃO TERÁ MAIS RELAÇÃO COM O MAZDA2

O novo Mazda CX-3 acaba de iniciar sua comercialização na Europa. A primeira geração do SUV da Mazda sofreu um leve, mas interessante facelift com o qual se atualiza para enfrentar o resto de vida comercial que resta ao modelo atual antes de sofrer uma renovação completa. No entanto, e embora acabasse de chegar, já surgiram as primeiras informações da segunda geração do Mazda CX-3. E a verdade é que o que está por vir é muito interessante.
A mudança de geração do Mazda CX-3 não acontecerá antes do começo da próxima década, sendo 2020 o ano chave, a partir do qual poderá ter sua estreia. Tendo em conta que faltam poucos meses para terminar o ano e que o facelift acaba de ser lançado, o mais lógico é aguardar a introdução da nova geração no segundo semestre de 2020.
A geração atual do Mazda CX-3 guarda uma estreita relação com o Mazda2, já que utilizam a mesma plataforma. Logicamente o enfoque do veículo é diferente, mas a utilização de uma arquitetura para utilitários do segmento B será um handicap para o SUV japonês no caso de optar por seu uso na segunda geração. Mas tudo indica que não será assim.
A Mazda decidiu pela mudança de plataforma. O próximo CX-3, que verá a luz no início da próxima década, utilizará a mesma plataforma da nova geração do Mazda3, modelo que atualmente está em desenvolvimento. Com a mudança de arquitetura, o CX-3 aumentará notavelmente o seu tamanho e, portanto, seu espaço interior será melhorado com um habitáculo mais amplo e um porta-malas mais generoso. Portanto, será maior que o Toyota C-HR e o Hyundai Kona.
O chassi será mais rígido. A rigidez torsional será maior, o que aumentará notavelmente a segurança e permitirá à marca conseguir um melhor ajuste. Devido à relação que estabelecerá com o Mazda3, outra das novidades que se considera para o novo Mazda CX-3 é o uso do novo motor SKYACITV-X. Uma mecânica a gasolina que promete níveis de consumo próprios de um diesel.
Em relação ao modelo que pode ser encontrado nos concessionários da Europa, a nova geração do Mazda CX-3 também melhorará em termos de conforto. Os engenheiros japoneses trabalharão forte na redução dos níveis de vibrações e na melhora do isolamento acústico e térmico do interior.