PRÓXIMO MINI COOPER HATCH SERÁ MENOR, MAIS LEVE E ELÉTRICO

Há vários anos a MINI esteve tentando sem êxito levar à produção o protótipo Rocketman, um pequeno modelo urbano de dimensões bem inferiores ao MINI hatch. No entanto, os altos custos de produção associados à sua plataforma de fibra de carbono, impediram que este simpático modelo obtivesse luz verde para sua produção.
Mas agora o fabricante britânico já pensa na nova geração do atual MINI Cooper, e para dar vida a este projeto, os engenheiros da MINI estão projetando um carro de tamanho muito menor que o atual, mas sem sacrificar a praticidade, uma vez que terá um sistema de propulsão 100% elétrico.
Durante uma recente entrevista, o chefe da MINI, Bernd Koerber, afirmou que graças à bateria situada no piso do veículo e um ou mais motores elétricos em cada um dos eixos, permitirão uma carroceria de desenho muito mais compacto, sem por isso ter que sacrificar espaço interior.
Koerber aposta em regressar à essência do uso inteligente do espaço que caracterizou o MINI clássico para a nova geração do hatchback que chegará em 2022.
Entretanto, nenhuma das atuais plataformas da MINI ou BMW se adaptam aos requerimentos deste futuro MINI Cooper elétrico. Embora o fabricante ainda não tenha informado nada, alguns rumores indicam que a chinesa Great Wall, sócia estratégica da BMW, poderá encontrar-se por trás do desenvolvimento desta nova arquitetura.
Apesar da eletrificação, Koerber sugeriu ainda que há possibilidades de uma versão de alto rendimento que leve a assinatura da John Cooper Works para a próxima geração do modelo.
O próximo Fiat 500 será puramente elétrico, assim como o novo Honda e, dois dos principais rivais que a próxima geração do MINI Cooper terá que enfrentar, que também só apostarão na propulsão elétrica.