PRÓXIMO OPEL CORSA UTILIZARÁ A MESMA PLATAFORMA QUE OS PEUGEOT 208 E CITROËN C3
A mudança de geração estava prevista para o próximo ano, mas o Grupo PSA surpreendeu a todos quando acabou comprando a Opel/Vauxhall. Isso acabou atrasando os planos em relação à chegada da nova geração do Opel Corsa, que não surgirá antes de 2020.
O novo Opel Corsa 2020 romperá definitivamente sua relação com a General Motors, para dar lugar a uma arquitetura baseada nos modelos do grupo francês, já que será baseado na mesma plataforma que os Peugeot 208 e Citroën C3.
Ainda não se sabe qual será essa plataforma. Ainda é cedo para sabê-lo, embora exista possibilidade que o modelo da Opel seja baseado na plataforma PSA PF1, a mesma que é utilizada hoje nos Peugeot 208 e Citroën C3, inclusive no recém-apresentado Opel Crossland X, uma arquitetura que já tem uns dez anos, mas que evoluiu tecnicamente de forma constante.
Talvez a alternativa mais coerente seja que o Grupo PSA aposte pela nova plataforma modular EMP1 para veículos pequenos, que estreará no próximo ano com a nova geração do DS 3 e que mais tarde equipará o próximo 208 e que teoricamente deverá ser também utilizada na próxima geração do Citroën C3. Mas onde não há dúvidas é em relação às motorizações, já que o próximo Opel Corsa utilizará os motores THP e HDI que já são conhecidos, os mesmos que são utilizados no restante dos modelos da PSA.
Em termos de aspecto exterior, os designers terão autonomia para brindar o Corsa e a todos os modelos da Opel com uma identidade própria, já que o grupo francês pretende manter a autonomia da marca alemã.