PSA GROUP ADQUIRE A DENOMINAÇÃO AMBASSADOR NA ÍNDIA
O Grupo PSA adquiriu a denominação Ambassador por 12 milhões de dólares. Isso inclui o próprio nome e todas as marcas relacionadas ao mesmo. O Ambassador era um modelo fabricado na Índia pela Hindustan Motors desde 1958, e cuja produção cessou recentemente, em 2014 , como já havíamos informado aqui.
Esse era o modelo mais antigo em produção na Índia e era baseado no Morris Oxford Series III, que deixou de ser fabricado no Reino Unido em 1959. Durante esses anos, cerca de 6 décadas, havia se tornado um ícone das estradas indianas, no entanto, recentemente deixou de ser produzido devido a inúmeros problemas.
Conforme as próprias declarações dos responsáveis pela Hindustan Motors, a demanda do modelo havia caído consideravelmente, dos 24.000 exemplares anuais na década de 80 a somente algo como 6.000 chegando no século XXI. No final, a fábrica de Uttarpara produzia somente 5 unidades por dia.
À enorme queda de demanda se somava, segundo declarações oficiais da empresa em 2014, uma “produtividade muito baixa, crescente indisciplina, escassez crítica de fundos, falta de demanda de seu produto principal e grande acumulação de passivos”.
De acordo com a Hindustan, os 12 milhões de dólares obtidos com essa venda aos franceses, serão destinados a pagar os trabalhadores e os credores. Mas a pergunta continua sendo a mesma, qual será o verdadeiro motivo dessa compra por parte da PSA?
O grupo francês firmou recentemente uma aliança com o CK Birla Group, a empresa matriz da Hindustan Motors, para fabricar automóveis na Índia, por isso poderão aproveitar o excelente posicionamento da marca para sua nova aventura nesse país. No entanto, alguns analistas já estão prevendo que essa denominação poderá ser utilizada como uma nova marca ‘low cost’ da PSA, ao estilo da Dacia para a Renault.
Embora essa possibilidade seja bem mais remota. O mercado indiano está crescendo e ainda está por explodir. Nos Estados Unidos e na Europa existem cerca de 700 ou 800 carros por cada 1.000 habitantes, enquanto que na Índia só há 22 por cada 1.000 habitantes. Números muito baixos em comparação inclusive com a China, onde existem por volta de 150 carros por cada 1.000 pessoas.
Levando em conta a imensa quantidade de habitantes da Índia, cerca de 1.25 bilhões de pessoas, isso torna o país um mercado de centenas de milhões de clientes potenciais e todos eles conhecem muito bem o nome Ambassador. Certamente foi uma bela jogada por parte da PSA.