Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. PSA QUER RECEBER DE VOLTA METADE DO VALOR PAGO PELA OPEL À GM

Notícias

PSA QUER RECEBER DE VOLTA METADE DO VALOR PAGO PELA OPEL À GM

30/11/2017

Voltar
PSA QUER RECEBER DE VOLTA METADE DO VALOR PAGO PELA OPEL À GM

A PSA quer que a General Motors lhe devolva metade dos 1.3 bilhões de euros pagos pela compra da Opel e da sua irmã gêmea britânica Vauxhall, argumentando que os motores de ambas as marcas são muito ineficientes para cumprirem as metas de redução dos níveis de dióxido de carbono (CO2), informou a agência Reuters.

O problema com os motores obrigará a PSA fornecer sua própria tecnologia, que é mais eficiente, paras os modelos da Opel e da Vauxhall, a um ritmo mais forte do que o inicialmente previsto, de forma a cumprirem com os novos limites para as emissões de CO2 que a União Europeia irá impor a partir de 2021.

A PSA alega que quando comprou as duas marcas europeias da GM não teria sido informada devidamente sobre o estado das motorizações no nível de emissões, e entrará nos tribunais competentes para reclamar uma compensação entre 600 e 800 milhões de euros.

De acordo com a nova legislação europeia, a partir de 2021 as marcas terão de garantir que o valor médio das emissões de CO2 das suas linhas de modelos não excederá os 95 g/km, contra os 130 g/km atuais. As multas pelo não cumprimento desses limites poderão, segundo a Automotive News Europe, atingir centenas de milhões de euros anuais.

A queda nas vendas de modelos com motores diesel, mais eficientes que os a gasolina em termos de emissões de CO2, veio dificultar os objetivos e obrigar os fabricantes a fazerem grandes investimentos no desenvolvimento de motores menores e de novos sistemas de propulsão com menores níveis de emissões, como os híbridos plug-in e os elétricos.

A PSA alega que a estratégia definida pela General Motors para que a Opel/Vauxhall pudesse cumprir as metas de emissões estava dependendo das vendas do modelo elétrico Ampera-e (na imagem), a versão Opel do americano Chevrolet Bolt, com um prejuízo de 10 mil euros por unidade vendida, indica a Reuters.

“A solução técnica da GM era economicamente inviável e teria levado a enormes prejuízos”, confirmou uma fonte da PSA à Reuters.

Uma das primeiras decisões da PSA depois de ter tomado o controle efetivo da Opel, no final de julho, foi suspender a venda do Ampera-e na Noruega, o maior dos mercados onde o modelo já estava disponível, com mais da metade das 1.500 unidades já vendidas até ao momento. Simultaneamente, e para evitar prejuízos, a PSA aumentou o preço do Ampera-e na Europa em mais de 5.700 euros.

De acordo com um estudo de novembro de 2016, antes da venda à PSA, a Opel já iria falhar com o objetivo de redução das emissões em 3,7 gramas, mesmo contando com vendas de 20 mil unidades anuais do Ampera-e. Com a suspensão e a redução das vendas desse modelo, o valor ficará perto de 6 gramas acima dos limites. A PSA alega que o valor do não cumprimento poderá subir a 10 gramas, dadas as previsões irreais de vendas do Ampera-e e de modelos com motores diesel, o que implicará um pagamento de 1 bilhão de euros em multas.

Entretanto, a PSA decidiu avançar rapidamente com versões plug-in dos Opel/Vauxhall Corsa, Grandland X e Crossland X, o que implicará em custos de desenvolvimento não previstos no plano inicial de recuperação das marcas, apresentado em março. Também foi decidido que toda a linha Opel/Vauxhall passará a ter plataformas e motores de origem PSA três anos antes do que o inicialmente planejado.

A compra da Opel/Vauxhall implicou um pagamento feito pela PSA de 670 milhões de euros em dinheiro e de outros 670 milhões em garantias que seriam posteriormente convertidas em ações da PSA. Em um negócio paralelo, a PSA e o BNP Paribas também compraram por 900 milhões de euros, a empresa financeira da Opel.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter