PURITALIA BERLINETTA: UM GT CLÁSSICO COM UM FEROZ SISTEMA HÍBRIDO DE 964 CV

No Salão de Genebra 2019 tivemos a oportunidade de conhecer novos e atraentes projetos de modelos esportivos eletrificados, como é o caso do novo Piëch Mark Zero, um Gran Turismo de estilo e configuração clássica dotado de uma potente mecânica puramente elétrica com mais de 600 cv, e o novo Puritalia Berlinetta, um modelo muito similar ao alemão, mas no lugar de uma mecânica elétrica pura surge um agressivo sistema híbrido.
O Puritalia Berlinetta é o último esportivo artesanal que chega da Itália, embora por suas formas bem que poderia passar por um GT britânico da velha guarda e de fato, é tremendamente parecido a nível estético ao primeiro modelo da Piëch.
Precisamente do Reino Unido chega sua potente mecânica, que é composta por um motor de 8 cilindros e 5.0 litros montado de maneira longitudinal no vão dianteiro e que alimenta as rodas traseiras através de uma transmissão automática de 7 velocidades. Por enquanto a marca não revelou a procedência do motor, mas comenta-se que possa ser um dos ‘motores clientes’ da Ford, como é o caso do V8 Coyote de 5.0 litros que equipa o Mustang.
Essa mecânica alimentada por gasolina conta com nada menos que 740 CV e 878 Nm de torque máximo, aos quais devemos somar os 224 cv e 370 Nm do motor elétrico que está situado no eixo traseiro.
Dessa maneira, a potência total combinada do novo Puritalia Berlinetta é de 965 cv e 1.248 Nm de torque máximo. Números mais próprios de um raivoso hiperesportivo que de um tranquilo Gran Turismo como parece ser o modelo italiano. Assim, o Puritalia Berlinetta é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 335 km/h. Consegue circular em modo elétrico, mas devido ao escasso tamanho de suas baterias, só 5.2 kWh, é capaz de rodar somente 20 km em modo elétrico.
O Berlinetta está baseado em um chassi monocasco de fibra de carbono e conta com um subchassi de alumínio tanto na dianteira como na traseira. Toda a carroceria foi elaborada também em fibra de carbono e conta com uma distribuição de pesos perfeita, de 50:50 entre ambos os eixos. Serão fabricados somente 150 exemplares a um preço base de 553.350 euros.