QOROS 7: O NOVO SUV É CRUCIAL PARA O FUTURO DA MARCA CHINESA

Já faz alguns meses que a Qoros revelou os primeiros detalhes deste seu novo modelo (aqui). Um veículo que já é oficial e do qual foram anunciados todos os detalhes relevantes. Trata-se do Qoros 7, um SUV que está destinado a desempenhar um papel importante na nova e crucial etapa em que embarcou a marca chinesa. Tal é a importância que se deu a este lançamento que ele é descrito como uma ‘última tentativa’ de impulsionar esta marca chinesa.
A marca Qoros foi criada em 2007 pelo fabricante chinês Chery junto com o capital israelense procedente da Israel Corporation. No final de 2017 o Baoneng Group obteve uma participação estratégica para ficar com o controle (63%). Sua sede central se encontra em Shanghai (China). Atualmente, passa por uma verdadeira ‘travessia pelo deserto’. Prova disso é que em 2019 suas vendas alcançaram as 1.806 unidades, o que significa uma queda de 20.26% com relação ao ano anterior.
Se considerarmos que a Qoros opera atualmente na China, esse volume de vendas é irrisório. É por isso que faz todo o sentido do mundo que, aproveitando o lançamento do novo Qoros 7, se fale de ‘uma nova era’ para a empresa.
O Qoros 7 adota a nova linguagem de design que a marca utilizará nesta nova etapa. O fabricante chinês assegura que este novo modelo herda o DNA da marca em ‘qualidade, segurança e internacionalização’. Lembrando que no passado a Qoros já tentou ingressar no mercado europeu, mas fracassou. Na parte frontal surge uma enorme grade cujo padrão emana diretamente do logo da empresa. O emblema se encontra em uma zona superior. Além disso, os faróis exibem uma forma característica e fazem uso da tecnologia LED.
A traseira mostra um ar esportivo e dinâmico graças à caída do teto, às lanternas envolventes e às duas saídas de escape perfeitamente integradas no para-choque. Tampouco podemos ignorar o spoiler de teto e o sutil, mas interessante difusor.
Quanto ao interior do Qoros 7, somos envolvidos por um ambiente onde se respira qualidade. Tudo indica que a marca fez um bom trabalho. O elemento principal e que chamará rapidamente nossa atenção é a enorme tela táctil de 14.6 polegadas que é usada para operar praticamente todos os sistemas do veículo.
Também há um quadro de instrumentos digital com tela LCD de 12.3 polegadas. O nível de conectividade é bastante alto, inclusive pode receber atualizações remotas OTA. Além disso, traz consigo uma longa lista de sistemas de assistência à condução. Foram utilizados materiais de qualidade bem aceitável e há numerosos detalhes de equipamento para curtir uma viagem confortável a bordo desse veículo.
No que diz respeito à parte mecânica, não há sinal da eletrificação. Conta com uma seleção de motores a gasolina. A opção de acesso dispõe de um bloco de 1.6 litros e um escalão acima há um motor de 1.8 litros. Ambos são turbo e estão acoplados a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades. Estas mecânicas cumprem com as normas de emissões China VI.