QUARKUS P1: DIVERSÃO GARANTIDA
Embora os regulamentos e os impostos sejam cada vez mais restritivos para o automóvel na França, particularmente no que diz respeito aos automóveis equipados com motor térmico, há uma empresa que quer ser conhecida com o lançamento de um automóvel esportivo muito interessante, e não será elétrico. Por enquanto, foi revelado apenas um protótipo que antecipa as linhas e características do futuro automóvel da Quarkus, que responde pelo nome de P1.
Fundada por Damien Alfano, antigo funcionário da Valeo e CEO da empresa MS Drive, que oferece cursos de formação para pilotos, a nova marca francesa revelará este mês em Paris aquele que será o seu primeiro modelo: um esportivo híbrido radical. O Quarkus P1 é um coupe de dois lugares com motor traseiro central de dimensões compactas, pois mede 4.10 m de comprimento por 1.78 de largura e 1.08 de altura, com uma altura livre em relação ao solo de apenas 11 centímetros. No entanto, a empresa assegura que o modelo de produção apresentará medidas diferentes e que, obviamente, estará homologado para as ruas.
Sua estética é muito marcante, pois apresenta uma série de elementos claramente projetados para favorecer a resistência aerodinâmica, com generosas entradas de ar, proeminentes saias laterais e uma aleta de tubarão que nasce no teto e culmina em um espetacular aerofólio. Na traseira também se destaca o difusor, as lanternas circulares e as duas saídas de escape centrais, situadas entre as luzes. O chassi é elaborado em fibra de carbono, kevlar e alumínio, sendo os dois primeiros os encarregados de dar forma à carroceria, enquanto que uma barra de segurança de titânio se encarrega de proteger os ocupantes.
O responsável de impulsionar este veículo será um pequeno motor de apenas 1.0 litro que funciona com bioetanol E85 e receberá a ajuda tanto de um compressor centrífugo como de uma unidade elétrica cujas especificações não foram detalhadas. O que sabemos é que o bloco será capaz de girar a 10.000 rpm e contará com uma admissão de carbono e um escape de titânio, sendo capaz de desenvolver entre 250 e 300 cv de potência. Cabe mencionar que não se trata de uma unidade de novo desenvolvimento, embora sua origem continue sendo um mistério.
Toda a energia será canalizada por uma transmissão sequencial de 6 velocidades que a enviará ao eixo traseiro com a ajuda de um diferencial autoblocante. Graças a tudo isso, a Quarkus promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e uma velocidade máxima próxima aos 240 km/h. Aliás, este esportivo contará com suspensão de dupla forquilha em ambos os eixos, amortecedores ajustáveis e sua carga aerodinâmica lhe permitirá gerar 500 quilos em velocidade máxima.
A Quarkus tem sua sede em Poissy, Yvelines (França), e sua intenção passa por produzir o veículo descrito para 2025, com um preço de partida que rondará os 150.000 euros. O Quarkus P1 estará exposto em Paris entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022 como parte do Festival Automobile International.