QUENTE E FRIO EXCLUSIVO: ESTREIA DO ID.3 GTX FIRE AND ICE NO ID. MEETING
A Volkswagen apresenta o ID.3 GTX FIRE AND ICE no ID. Meeting em Locarno, Suíça. Desenvolvido em colaboração com a BOGNER, a marca de moda esportiva de luxo com sede em Munich, o carro remete ao lendário Golf Fire and Ice, que se tornou um sucesso surpresa na década de 1990 e desde então alcançou status de culto entre os fãs. Com um acabamento de pintura exclusivo de 3 camadas com efeito de esferas de vidro e inúmeros detalhes no interior, o veículo presta homenagem ao seu antecessor e transfere sua ideia de design para a era moderna totalmente elétrica.
“Com o ID.3 GTX FIRE AND ICE, estamos enfatizando o quão emocional é nosso modelo esportivo topo de linha. Nossa equipe de design se divertiu muito reinterpretando o icônico design dos anos 90 e desenvolvendo-o ainda mais”, disse Andreas Mindt, Chefe de Design da Volkswagen.
Cooperação estreita com a BOGNER
A ideia para o veículo veio de funcionários do Desenvolvimento Técnico. Assim como no Golf Mk2 Fire and Ice, os designers da Volkswagen e da BOGNER trabalharam juntos. “A combinação de nossa marca de performance FIRE AND ICE com o esportivo ID.3 GTX é a interpretação moderna da BOGNER para o icônico Golf Fire and Ice. O mais especial é que conseguimos integrar muitos dos nossos materiais e acessórios originais no interior do veículo”, disse Tom Becker, Diretor da BOGNER FIRE AND ICE
Design exterior personalizado
O ID.3 GTX FIRE AND ICE destaca-se principalmente por seu acabamento de pintura exclusivo de 3 camadas com efeito de esferas de vidro. A cor de efeito perolado Electric Violet foi desenvolvida especialmente para este modelo único e é uma reinterpretação da pintura exterior do Golf Mk2 Fire and Ice. Além da base azul escura, a pintura de três camadas contém esferas de vidro especiais, que criam um efeito de cor e um caráter extraordinário. Dependendo da incidência da luz, a cor muda de azul escuro para violeta ou até preto. A faixa do teto adiciona um toque esportivo com a poderosa pintura anodizada vermelha Flaming Red. As laterais do veículo são dominadas por adesivos com o padrão geométrico FIRE AND ICE em fosco transparente. Outra característica especial são as rodas de 21 polegadas, que enfatizam a aparência dinâmica com uma pintura anodizada azul e acabamento brilhante. O logotipo original FIRE AND ICE dos anos 1990 adorna a coluna B e o spoiler da borda do teto.
Detalhes surpreendentes no interior
O interior é dividido em duas cores. Enquanto a cor de destaque Flaming Red para ‘FIRE’ predomina nos bancos e costuras do lado do condutor e do banco traseiro, o banco e o interior do lado do passageiro são caracterizados por elementos de design em azul gelo (‘ICE’). Os pedais em aço inoxidável têm um design especial ‘FIRE AND ICE’ em vez do design Play/Pause conhecido da família ID. Acelere com o logotipo ‘FIRE’ e freie pisando no logotipo ‘ICE’. A parte superior do painel de instrumentos e os tapetes também foram personalizados com um padrão ‘FIRE AND ICE’ gravado a laser. Inspirado nas coleções BOGNER FIRE AND ICE, foram utilizados diversos materiais, cores e elementos. Os bancos são acolchoados e refletem o design das jaquetas atuais FIRE AND ICE, incluindo os icônicos zíperes B. Se você abrir esses zíperes nos bancos, o tecido original FIRE AND ICE dos anos 1990 aparece por baixo. Alças de bolsas da coleção FIRE AND ICE também foram utilizadas atrás dos bancos dianteiros.
ID.3 GTX Performance - motor potente, bateria grande e alta capacidade de carga
A versão FIRE AND ICE utiliza o motor elétrico mais potente da Volkswagen até o momento no ID.3 GTX Performance, com uma potência de 240 kW (326 cv) e um torque máximo de 545 Nm. Este motor elétrico permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5.7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 200 km/h. O chassi específico do GTX, que é equipado com estabilizadores mais fortes e controle adaptativo de chassi esportivo DCC, também é ajustado para o desempenho muito alto do sistema de propulsão. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de íon-lítio de 79 kWh (líquido), que pode ser carregada em estações de carregamento rápido DC com até 185 kW. Com essa potência, a bateria pode ser recarregada de 10 a 80 por cento em cerca de 26 minutos. A autonomia combinada pelo ciclo WLTP é de até 601 km.
Um olhar para os anos 1990
Com o modelo especial ‘Fire and Ice’, a Volkswagen apresentou uma versão exclusiva do Golf Mk2 em 1990, que era ao mesmo tempo esportiva e confortável. Seu design foi criado em colaboração com o designer de moda e diretor Willy Bogner. Com sua aparência extravagante - acabamento de pintura perolada violeta escura, rodas de liga leve, spoiler dianteiro e extensões de carroceria - e o motor potente, entre 90 e 160 cv, o Golf Fire and Ice, especialmente a versão GTI, rapidamente se tornou uma raridade cobiçada. Foi um sucesso surpresa, com um total de 16.700 unidades vendidas, quando inicialmente apenas 10.000 unidades foram planejadas.