RADFORD TYPE 62-2 PIKES PEAK EDITION: CONCEBIDO PARA A FAMOSA SUBIDA DE MONTANHA
Se dermos uma olhada na lista de participantes da mítica subida a Pikes Peak deste ano de 2023, encontraremos carros de alto desempenho de diversas marcas, como Ford, Ferrari, Porsche, KTM e Radical, e também algumas menos conhecidas, como é o caso da Radford.
A histórica marca, ressuscitada por Jenson Button e Ant Anstead, lançou o interessante Radford Type 62-2 há cerca de dois anos e agora criou uma edição especial focada especificamente na competição da montanha do Colorado.
O chamado Radford Type 62-2 Pikes Peak Edition, que basicamente é uma versão de competição do carro de rua, competirá no evento no próximo dia 25 de junho, com o famoso piloto americano Tanner Foust ao volante.
Embora este Pikes Peak Edition esteja baseado no Type 62-2 de estrada, conta com diversas modificações e fica longe do modelo básico, já que recorre, por exemplo, a um chassi monocasco de fibra de carbono, cerca de 23 centímetros mais largo que o chassi de alumínio do carro de rua.
O modelo de corridas incorpora também novos subchassis dianteiro e traseiro, uma nova geometria de suspensão e um novo fundo plano, além de diversas melhorias aerodinâmicas por toda a carroceria, com elementos fabricados em fibra de carbono.
O coração do Type 62-2 Pikes Peak Edition é um motor 3.5 litros V6 sobrealimentado por um compressor volumétrico, que compartilha apenas o bloco com a versão de rua, e que agora desenvolve uma potência em torno de 710 cv.
Toda a força bruta do motor de 6 cilindros é enviada exclusivamente ao eixo traseiro, através de uma transmissão sequencial de aletas, e o modelo anuncia uma aceleração de 0 a 96 km/h em de 2.2 segundos e uma velocidade máxima de 257 km/h, já que o peso do conjunto é de apenas 861 quilos.
Segundo declarou à revista Top Gear o próprio Tanner Foust, o carro “não compartilha praticamente nada com o modelo de rua”, exceto “o estilo de design e alguns componentes, mas todo o resto foi modificado”.