‘AMERICAN CENTER FOR MOBILITY’ COMEÇA A FUNCIONAR EM MICHIGAN PARA O DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS

Os Estados Unidos seguem promovendo instalações e centros de testes para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas com a condução autônoma. Além de contar com inúmeros estados em que são permitidos os testes em estradas abertas ao tráfego de protótipos de veículos autônomos, muitos fabricantes de automóveis, e também de componentes, apostam no território americano para iniciar instalações para poder criar ambientes seguros para continuar com o desenvolvimento dessas tecnologias.
O mais recente local que abriu as suas portas se encontra próximo de Ann Arbor, em Michigan. Posiciona-se em princípio como um dos centros de desenvolvimento de veículos autônomos mais relevantes dos Estados Unidos. Para sua construção, foi necessário um investimento superior a 135 milhões de dólares. E por trás desse projeto se encontram fabricantes de primeiro nível que já estão trabalhando há um bom tempo nesse campo.
O chamado ‘American Center for Mobility’ dispõe de uma pista de testes com uma extensão de 4,02 quilômetros, um túnel de comprimento considerável, diferentes rotatórias, cruzamentos em nível e demais elementos que os condutores encontram diariamente em seus trajetos habituais. Como já assinalamos, marcas de renome foram peças chave para o funcionamento desse lugar.
Ford e Toyota fazem parte do time de investidores que colocaram recursos para poder levantar essas instalações. No último dia 13 de dezembro, a Toyota já utilizou o centro para realizar os primeiros testes com seus protótipos de carros autônomos. Junto com o fabricante japonês, também esteve no centro de desenvolvimento a empresa de tecnologia Visteon.
Durante as próximas semanas outros fabricantes de automóveis e componentes estarão no centro. Vele destacar também que as instalações ainda não estão terminadas e que no segundo trimestre de 2018 será realizada a construção de uma segunda fase, que permitirá ampliar a pista de testes, agregando uma zona que simule um ambiente urbano.
Lembrando ainda que ao longo de todo o território americano estão sendo abertas instalações desse tipo. No final do último mês de outubro, a Uber havia criado uma cidade na região de Pittsburgh para poder testar seus protótipos de veículos autônomos.