RANGE ROVER ELÉTRICO EM 2017
A Land Rover quer ter um novo modelo Range Rover com uma opção 100% elétrica. O novo modelo da linha Range Rover, que além das convencionais opções a gasolina e diesel, terá uma opção “zero emissões” em 2017, sobretudo dirigida ao mercado norte-americano e chinês. O objetivo é lançar um modelo com uma autonomia próxima dos 426 km do Tesla Model S – sendo que o fabricante americano apostará no SUV Model X daqui a um ano.
A versão elétrica deverá ter uma linha de teto rebaixada comparativamente com o Range Rover atual, linhas mais afiladas e terá o tamanho de um Jaguar XJ. O responsável máximo pela engenharia do grupo Jaguar Land Rover já havia informado que havia potencial nos elétricos. Wolfgang Ziebart enfatizou que os elétricos estão subdivididos entre os pequenos carros para a cidade e “um segundo ou terceiro carro para famílias mais endinheiradas”. É precisamente nesta segunda opção que a JLR está atenta.
Também recentemente, o designer da Land Rover, Gerry McGovern, disse à imprensa que a marca planeja aumentar a linha Range Rover com modelos “incrivelmente luxuosos, rebaixados”. A intenção é apostar em modelos essencialmente para estrada, mas também capazes de algumas incursões fora de estrada, em virtude da utilização de uma suspensão pneumática ajustável em altura. A sua plataforma em alumínio deverá ser alvo de modificações de modo a comportar o pack de baterias que alimentam o motor elétrico. É quase certo que o modelo tenha tração integral por via de motores elétricos instalados nos diferentes eixos. Na imagem o modelo Range Rover Range-e de 2011.